Navegando por Autor "BRANCHER, Vantoir Roberto"
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- ItemA satisfação profissional, as relações interpessoais e a auto-estima do professor(2007) NASCIMENTO, Cláudia Terra do; BRANCHER, Vantoir Roberto; OLIVEIRA, Valieska Fortes deThis paper intends to bring reflections - from experience and theory - on the educational self-esteem, centering such reflection on its importance for the teacher's professional satisfaction, considering the logic of the contemporary society as one of the elements that can take the teacher to have problems in his/her self-esteem. The paper tries to show the relationship that exists between teacher educational self-esteem as well as the teacher's role in the healthy construction of their students' self-esteem. For such intent, it presents, firstly, an experience accomplished with a teacher of the state system of education of the town district of Júlio of Castilhos - RS, through a workshop accomplished by GEPEIS (Group of Study and Research on Social Imaginary), which looked for to work with the educational self-esteem. In a second moment, he/she brings the theoretical reflections that are based on the rendered practice. On that moment, it presents, in the first topic, an abbreviated rescue of the concept of self-esteem; in the second topic, reflections concerning the educational self-esteem are enlighten; and, finally, in the third topic, a parallel one between the educational self-esteem and the teaching self-esteem is made, analyzing the teacher's paper in the construction of both psychological and social construct.
- ItemEducação especial nas escolas federais de EPT de Santa Maria: desafios da pandemia Covid(2022) MARASCHIN, Mariglei Severo; BRANCHER, Vantoir Roberto; FILHO, César Augusto RobainaEsta pesquisa qualitativa exploratória objetiva relatar os desafios da inclusão dos estudantes público-alvo da Educação Especial (PAEE) nas escolas federais de Educação Profissional e Tecnológica do município de Santa Maria, durante o período pandêmico. Para tanto foram escolhidos como sujeitos seis gestores de ensino e como instrumentos o grupo focal e grupo de interlocução. Constatou-se que a pandemia Covid-19 representou um grande desafio, havendo perda de contato com alguns estudantes; diminuição de ações inclusivas em uma das instituições, embora ela tenha recebido dois estudantes nesse período, Contudo, tais instituições se esforçaram para manter esses estudantes ativos em suas aulas e cursos, realizando reuniões, criando grupos de WhatsApp, disponibilizando intérpretes para os estudantes surdos, aulas gravadas, e os professores identificaram as necessidades dos estudantes PAEE, sem que esse apresentasse um atestado com CID
- ItemTensões e enfrentamentos da formação dos professores de Libras no ensino superior(2022) CORRÊA, Lucinara Bastiani; BRANCHER, Vantoir Roberto; FERRÃO-CORDERO, BibiannaA formação do professor de Língua Brasileira de Sinais (Libras) é um processo que ainda se encontra em construção no Brasil. Esse trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestradoque tem o objetivo de apresentar e problematizar as tensões e estranhamentos que se apresentam entre a ocupação do lugar de docência da Libras por profissionais surdos e ouvintes. Também, pondera-se a inserção da língua como disciplina nas Instituições de Ensino Superior (IES) e seus desdobramentos, bem como as perspectivas referentes à formação continuada de professores de Libras. Metodologicamente, propõe-se uma pesquisa qualitativa, em que os dados foram produzidos a partir da escuta das narrativas de formação de seis professores de Libras de duas IES do Rio Grande do Sul, sendo eles três surdos e três ouvintes e analisados a partirda Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Assim, compreende-se que, embora haja a priorização dos surdos na formação de professores de Libras e na docência dessa língua, há a necessidade de formação específica para tal atuação, o que justifica a presença de docentes ouvintes devidamente capacitados ocupando esse cargo em IES. Por fim, acredita-se que, ao se percorrer um universo atravessado por significados construídos ao longo da história da surdez e da própria formação docente, é possível reconhecer os avanços e as necessidades com relação à temática.