Navegando por Autor "BRAMBILLA, Marcos Aurélio"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemInfluência local do conhecimento docente sobre a qualidade da educação no ensino médio(2023) LARA, Ângela Mara de Barros; BRAMBILLA, Marcos AurélioEste artigo tem como objetivo apresentar a importância do conhecimento docente na qualidade da educação no ensino médio, considerando a influência local. Para isso, foi realizada uma pesquisa de cunho quantitativo, por meio da técnica do Fator de Componentes Principais (FCP), da Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE) e da Regressão Ponderada Geograficamente (RPG). Os resultados indicam que o conhecimento docente é fundamental para a qualidade da educação, uma vez que o professor é o responsável por transmitir o conhecimento aos alunos, podendo influenciar positivamente ou negativamente o processo educativo. Assim como, não se pode deixar de tratar das mudanças podem ocorrer com a implementação da Lei nº 13.415/17. Conclui-se que é necessário entender as contrarreformas para dar voz aqueles que são participes do processo e tem outras perspectivas sobre a legislação proposta.
- ItemSpatial Analysis Between Youth and Adult Education and Labor Market Remuneratio(2024) BRAMBILLA, Marcos Aurélio; SARTORI, Viviane; FONSECA, Mateus Ramalho RibeiroThis study analyzes the spatial distribution of migration from traditional high school to Youth and Adult Education (YAE) and its relationship with formal work remuneration. For this, the Exploratory Spatial Data Analysis (ESDA) technique was used through global and local analyses. The results of the global analysis indicate a negative spatial autocorrelation between migration from regular secondary education to YAE and formal work remuneration. The local analysis indicated that the Northeast had the highest proportion of municipalities in the cluster with high migration of individuals in the YAE and higher remuneration in the formal market, while the South region had the highest concentration of municipalities with a low proportion of municipalities in the cluster with low migration of individuals in the YAE and high remuneration in the formal job market. Therefore, it is concluded that the low quality of YAE teaching leads individuals to enter the formal job market with a lower pay