Navegando por Autor "BORGES, Martha Kaschny"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAprendizagem Escolar no Ciberespaço: controvérsias reveladas por alunos(as) do Ensino Fundamental(2021) SCHLIECK, Diane; BORGES, Martha KaschnyEste artigo analisa as controvérsias reveladas, pelos alunos do Ensino Fundamental, nas associações de aprendizagens escolares que realizam no ciberespaço. É fundamentado na Teoria Ator-Rede, de Bruno Latour, e nos estudos de Lúcia Santaella, sobre os sujeitos leitores. A metodologia utilizada foi um estudo de caso de cunho qualitativo, e os dados foram coletados por meio da técnica de grupo focal. A análise dos resultados foi realizada a partir das controvérsias reveladas pelos alunos identificados como imersivos e/ou ubíquos. Os resultados revelam que os alunos gostariam de ser mais “ouvidos” nos espaços escolares, e se sentirem protagonistas de seus processos de ensino e aprendizagem.