Navegando por Autor "BORGES, Karen Selbach"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemPensamento computacional desplugado: análise da experiência com o projeto Pipe(2020) BORGES, Karen Selbach; NORONHA, Fabricia Py Tortelli; BACKES, LucianaEste artigo analisa uma experiência de desenvolvimento do pensamento computacional desplugado (PCD) com o Projeto Pipe à luz da Epistemologia Genética de Jean Piaget. Inspirado em blocos de montar, o Pipe tem como objetivo desenvolver as habilidades cognitivas dos estudantes, potencializando o pensamentocríticonaresoluçãodeproblemas. Osdados foram obtidos por meio de diálogos estabelecidos nas relações de aprendizagens, de algoritmos criados a partir da atividade proposta e de registros fotográficos. Evidenciamos a eficácia do uso do material concreto no processo de aprendizagem, a importância do lúdico como um elemento mediador entre o prazer e a aprendizagem e o desenvolvimento das habilidades do pensamento computacional em situações de resolução de problemas, gerando novos sentidos para o conhecimento.