Navegando por Autor "BORGES, A. de S."
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemTecnologias digitais na aprendizagem musical: o que dizem as pesquisas(2022) BORGES, A. de S.; RICHIT, A.O artigo tem por objetivo discutir o papel das tecnologias digitais no processo de aprendizagem musical a partir dos resultados de pesquisas publicadas em artigos. Fundamentados em princípios relativos à educação musical e as possiblidades das tecnologias digitais, realizamos uma análise qualitativa sobre um conjunto de artigos disponibilizados nos repositórios da Capes, Scielo e Abem, desenvolvidos a partir do ano de 2010. O material empírico do estudo, constituído de um conjunto de 13 artigos recuperados nas referidas plataformas, foi analisado pela perspectiva da Análise de Conteúdo (MORAES, 1999), a partir da qual identificamos distintos aspectos relativos às tecnologias digitais na aprendizagem musical: aprendizagem musical online, tecnologias digitais e educação musical e estratégias inovadoras de aprendizagem. A aprendizagem musical online refere-se aos aspectos da música potencializados devido ao uso de tecnologias, tais como a internet e as videoconferências. A categoria tecnologias digitais e educação musical sintetiza elementos particulares das tecnologias que se colocam como promovedoras da educação musical, a exemplo dos dispositivos e plataformas que favorecem a constituição de ambientes de aprendizagens dinâmicos e ricos. Na categoria estratégias inovadoras de aprendizagem, destacamos a aprendizagem colaborativa por seu potencial de modificar os papeis e as relações nos processos educativos.