Navegando por Autor "BORDIN, Aline Paula Pochmann"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAutoavaliação como recurso formativo e formador: da educação superior ao contexto escolar(2019) SILVA, Ivone Maria Mendes; BORDIN, Aline Paula Pochmann; FÁVERO, Altair AlbertoEste artigo discute a importância dos processos de autoavaliação e de reflexão que podem se fazer presentes na formação e atuação docente. Problematiza ainda o papel da educação superior no trabalho com o tema no contexto da formação inicial e continuada de professores, bem como no enfrentamento dos desafios de se consolidar como espaço de construção de saberes indispensáveis à profissionalização docente. Para tanto, foi realizada pesquisa, de natureza qualitativa, envolvendo estudos bibliográficos e de campo, os quais apontaram que os docentes pesquisados não estão tendo acesso a experiências formativas que lhes inspirem e ensinem a incorporar a autoavaliação às suas práticas profissionais cotidianas ou mesmo a significá-la como um recurso valioso para o trabalho educativo. Conclui-se que há lacunas na formação inicial e continuada dos profissionais da educação no que tange à abordagem da autoavaliação e também da avaliação, corroborando resultados de outras pesquisas