Navegando por Autor "BLASZKO, Caroline Elizabel"
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- ItemA contribuição das metodologias ativas para a prática pedagógica dos professores universitários(2021) BLASZKO, Caroline Elizabel; CLARO, Ana Lúcia de Araújo; UJIIE, Nájela TavaresEste trabalho se origina da pesquisa realizada com professores universitários que fazem parte do grupo de pesquisa que investiga os Paradigmas Educacionais e Formação de Professores, vinculado à Linha de Pesquisa: Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores em um Programa de Pós-Graduação em Educação de uma universidade de grande porte na cidade de Curitiba, Paraná. Objetivou-se compreender a contribuição das metodologias ativas para a prática docente dos professores universitários. A metodologia utilizada pauta-se em uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso,que prima por interpretar, de modo analítico, os dados captados no decurso da pesquisa. A partir das análises dos dados, foi possível verificar que a proposta das metodologias ativas pode se constituir como uma proposta de ensino numa visão complexa ou holística, que possibilita uma aprendizagem significativa para os alunos, protagonistasda construção do conhecimento de forma autônoma, crítica, reflexiva e participativa.
- ItemContribuição da formação continuada na qualidade de vida de docentes da educação básica(2022) ROCHA, Ricelli Endrigo Ruppel da; BLASZKO, Caroline ElizabelCom as novas metas do Plano Nacional de Educação para 2024 os professores da Educação Básica devem continuar o seu processo de formação e manter o seu bem-estar no trabalho para atender as novas demandas do sistema educacional. O objetivo desta pesquisa foi analisar as contribuições da formação continuada na qualidade de vida dos professores da Educação Básica. Participaram da pesquisa 90 professores do Ensino Infantil, Fundamental e Médio, divididos em: Grupo Formação Continuada (GFC, n= 48) que participou do programa Formação-Ação em Escolas Criativas durante 2 anos; e Grupo Sem Formação Continuada (GSFC, n= 42). Foi avaliada a percepção da qualidade de vida nos domínios Físico, Psicológico, Relações Sociais e Meio Ambiente com o instrumento WHOQOL-bref. Os resultados mostraram que os escores nos domínios Físico (57,1), Psicológico (66,7), Relações Sociais (75,0) e Meio Ambiente (65,6) do Grupo Formação Continuada foram significativamente maiores que os escores do Grupo Sem Formação Continuada nos domínios Físico (53,3), Psicológico (62,5), Relações Sociais (66,7) e Meio Ambiente (56,3) (p<0,05). A percepção da qualidade de vida geral do Grupo Formação Continuada (66,0) foi significativamente melhor que a do Grupo Sem Formação Continuada (59,0) (p<0,0001). Em conclusão, o programa de formação continuada contribuiu para a melhora da percepção da qualidade de vida dos professores, mostrando que este programa pautado na tríade complexidade-transdisciplinaridade-ecoformação refletiu no bem-estar individual, social e ambiental.
- ItemQualidade de vida de professores da Educação Básica: dialogia com a complexidade e a ecoformação(2023) ROCHA, Ricelli Endrigo Ruppel da; UJIIE, Nájela Tavares; BLASZKO, Caroline ElizabelCom a precarização do trabalho e as mudanças no campo da educação, tem aumentado nos docentes da educação básica a percepção de insatisfação com a sua qualidade de vida. Deste modo, via este trabalho objetiva-se apresentar a revisão de escopo de estudos realizados no período de 2010 a 2020 que avaliaram a qualidade de vida de docentes brasileiros com o instrumento chamado WHOQOL-BREF, seguida de reflexões envolvendo o paradigma da complexidade e a formação continuada como dinamizadores de melhora da qualidade de vida dos professores. A investigação tem enquadramento teórico-bibliográfico reflexivo e propositivo, identifica um rol de pesquisas, analisa-as em dialogicidade com o referencial da complexidade e inova ao propor uma ação formativa diferenciada para atuar na natureza da problemática. Os resultados dos estudos incluídos na revisão mostraram que os maiores níveis de insatisfação encontram-se no domínio físico, com escores entre 57,1 e 69,3, e no meio ambiente, com escores entre 53,1 e 73,1. O domínio das relações sociais, com escores entre 68,7 e 75,4, e o domínio psicológico, com escores entre 63,8 e 73,1, apresentaram os maiores níveis de satisfação. Conclui-se que percepção da qualidade de vida dos docentes da educação básica precisa melhorar, sendo o paradigma da complexidade um aliado para desenvolver formações continuadas envolvendo o universo de totalidade e interconexão de diversos domínios, como físico, psicológico, meio ambiente, social e a qualidade de vida no geral.