Navegando por Autor "BIERHALZ, Crisna Daniela Krause"
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- ItemO contexto local como elo entre ciências da natureza e educação do campo(2018) FONSECA, Eril Medeiros da; BIERHALZ, Crisna Daniela KrauseWe present a research cut developed at the Federal University of Pampa –Campus Dom Pedrito, in the degree course in Natural Sciences. The objective was to suggest articulations between Sciences and the socio-political-economic and cultural context of the field. We analyzed the science notebooks of the final years of Elementary School in a school in the Rio Grande do Sul field. It is a qualitative, explanatory and documentary research combining three theoretical concepts: Field Education, Science Teaching and forms of articulation with the middle. It was verified that the contents of Sciences are worked mechanically, following the sequence of the didactic book. There was no overlap between contents of science and local context. It is estimated that the thematic proposals: terrarium and feeding are potentials of the construction of the knowledge, integrating the contents of Sciences and cultural context of the subjects of the field.
- ItemPráticas pedagógicas do Pibid Ciências da Natureza: mapeando tendências(2021) FONSECA, Eril Medeiros; BIERHALZ, Crisna Daniela KrauseEste trabalho busca identificar tendências temáticas, teóricas e metodológicas nas práticas pedagógicas realizadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), no subprojeto Ciências da Natureza, vinculado à Unipampa –CampusDom Pedrito. Para isso analisaram-se os relatórios de produção do Programa (2018-2019) a partir de três eixos definidos a priori: abordagem de temas, tendências teóricas e metodológicas. As informações foram organizadas por meio da análise de conteúdo seguindoas etapas de leitura, aproximação com os eixos temáticos e sistematização das informações. Verificou-se que a abordagem de temáticas ambientais, como as relacionadas ao bioma Pampa e aspectos presentes na realidade do estudante prevaleceu nas práticas analisadas. Pôde-se notar que não há uma metodologia definida, mas as práticas são balizadas, em geral, por uma concepção progressista de ensino. Além disso, o Programa parece ancorar-se em referenciais próximos a ideia de contextualização. Destaca-se, ainda,a abordagem dialogada nas práticas de ensino, os planejamentos coletivos e a contribuição para constituição da identidade do professor.