Navegando por Autor "BICHO, José Sávio"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemInterculturalidade e a formação em matemática de professores indígenas: investigando elementos essenciais em projetos curriculares(2023) BICHO, José Sávio; AUAREK, Wagner Ahmad; MIOLA, Adriana Fatima de SouzaEste artigo tem por objetivo analisar a perspectiva de interculturalidade em projetos curriculares de cursos de licenciaturas indígenas com área de formação em Matemática. O estudo faz parte de um projeto de pesquisa interinstitucional, em andamento, que objetiva caracterizar os cursos de licenciatura que formam professores de Matemática para ensinar a disciplina nos contextos da Educação do Campo, Indígena, Quilombola e outros. Neste trabalho adotamos a abordagem qualitativa de investigação, de cunho interpretativo, segundo Denzin e Lincoln(2006), cujosdados analisados foram constituídos pelas matrizes curriculares de Projetos Pedagógicosde Curso (PPC)de seiscursos de universidades públicas federais localizadas nas regiões Nordeste, Nortee Centro-Oestedo Brasil. Realizamos uma análise e reflexão dosobjetivos dos PPC e das ementas da área deMatemáticae Educação Matemática em relação à formação do educador intercultural indígena, buscando percepções da interculturalidade na formação desse educador. Foi possível verificar projetos curriculares que: (a) privilegiam a Matemática/escolar; (b) favorecem os conhecimentos matemáticos próprios;ou(c) relacionam diferentes conhecimentos matemáticos na formação docente