Navegando por Autor "BEZERRA, Maria Cristina dos Santos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA trajetória da escola isolada rural paulista no período republicano e a influência do ruralismo pedagógico(2020) JESUS, Adriana do Carmo de; BEZERRA, Maria Cristina dos SantosAo longo deste artigo trataremos da escola rural primária no período republicano e de sua associação com o modelo de escola multisseriada e unidocente denominada escola isolada – termo que se torna mais usual no fim do século XIX. Essa associação não se origina nesse trabalho, há autores importantes que já escreveram sobre o assunto e é com eles também que travaremos nosso diálogo para apreender o conceito de escola isolada rural. Em nossas análises abordaremos a relação entre café, ferrovia, coronelismo e escola, bem como a influência do ruralismo pedagógico no contexto educacional da época. Identifica-se que a organização dos serviços públicos ou de utilidade coletiva, sobretudo no que concerne à educação primária, era feita à revelia da zona rural. Nesse sentido, por mais que as escolas primárias rurais fossem criadas por meio de decretos em todo interior paulista, havia pouca, ou nenhuma, garantia de que elas, de fato, chegassem a ser instaladas.
- ItemEscolas multisseriadas rurais no Estado do Tocantins e pedagogia histórico-crítica: aproximações(2018) NUNES, Klívia de Cássia Silva; BEZERRA, Maria Cristina dos SantosO presente trabalho aborda as práticas pedagógicas existentes nas escolas multisseriadas de 08 povoados rurais do município de Tocantinópolis/TO a partir da perspectiva dos docentes. Tomamos como referência de análise a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) tendo como fio condutor o seguinte questionamento: como os professores se posicionam diante das práticas pedagógicas que desenvolvem nas escolas multisseriadas rurais? Os dados aqui apresentados foram coletados no decorrer de um projeto de extensão integrado a pesquisa sobre o ensino em salas multisseriadas para o qual optou-se pela realização da pesquisa teórica e de campo. O resultado, ainda que provisório, proporcionou uma visão geral sobre a prática dos professores das escolas multisseriadas rurais no município estudado, que em suas falas demonstraram receber pouca orientação e subsídios sobre didática que facilitem trabalhar nestas escolas. Constatou-se também que há necessidade de adotar uma visão mais crítica na formação dos filhos dos trabalhadores do campo, de forma que compreendam a situação de dominação atual e, vemos na Pedagogia Histórico Crítica um referencial teórico-prático que possibilita desenvolver esse tipo de formação que vai além do trabalho escolar, preparando o indivíduo para sua inserção social pautada em conteúdos sólidos.