Navegando por Autor "BATISTA, Michel Corci"
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- ItemDa concepção de investigação à adoção de um problema na educação em Ciências: aspectos metodológicos(2023) FERREIRA, Marcello; SILVA, André Luís Silva da; PORTUGAL, Khalil Oliveira; POLITO, Antony Marco Mota; SILVA FILHO, Olavo Leopoldino da; BATISTA, Michel Corci; MACIEL, Felippe Guimarães; COUTO, Roberto Vinícios Lessa do; SANTOS, Osmair Carlos dosNeste trabalho, adotamos a experimentação como estratégia didático-pedagógica na educação em ciências e analisamos os elementos teóricos e metodológicos que podem ser por ela integrados. Em particular, abordamos os principais pressupostos do Ensino por Investigação e da Resolução de Problemas e suas inter-relações e possíveis amálgamas na construção de uma Abordagem Experimental Problematizada (AEP). Abordamos, precisamente, a inteligibilidade dos pressupostos sobre os quais estão configuradas essas duas estratégias e apresentamos, ainda, exemplos concretos para articular as estratégias referidas.
- ItemEdição especial sobre ensino de Física(2023) FERREIRA, Marcello; SILVA FILHO, Olavo Leopoldino da; BATISTA, Michel Corci; COUTO, Roberto Vinícios Lessa doA pesquisa em ensino de ciências no Brasil, em particular a pesquisa em Ensino de Física, já ocorre de longa data. Desde os anos de 1980, existem encontros nacionais para discursão dos tópicos da área com importância significatividade. As pós-graduações em Ensino de Física e as revistas especializadas na área também remontam dessa época (Moreira, 2018; Ferreira; Silva Filho, 2021).
- ItemEnsino de Astronomia e Aprendizagem Significativa: um estado de conhecimento(2023) BATISTA, Michel Corci; REINISZ, Ivana Kelly Cintra; GOMES, Ederson Carlos; BLANCO, Douglas FernandoNo presente estudo, foram investigadas as tendências contemporâneas relacionadas ao Ensino de Astronomia, com um foco direcionado para estratégias pedagógicas consideradas eficazes e alinhadas com a proposta de aprendizagem significativa conforme delineada por Ausubel. Foi realizada uma análise de publicações a partir do ano de 2010, com o propósito de contribuir para o aprimoramento do ensino da Astronomia e fomentar uma compreensão mais aprofundada e duradora neste campo científico. Utilizando métodos qualitativos, procedeu-se ao mapeamento da produção acadêmica referente ao Ensino de Astronomia e à Aprendizagem Significativa. Tal mapeamento foi conduzido por meio da exploração de fontes como a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e a Plataforma Sucupira da CAPES, aplicando filtros específicos, tais como áreas de aplicação e níveis de ensino, com o intuito de enriquecer a discussão acadêmica acerca desse tema.
- ItemLiteratura e Astronomia: análise de uma imagem do conto “Mais coisas do céu” de Monteiro Lobato, a partir da leitura de imagem interdisciplinar(2024) OLIVEIRA, Camila Muniz de; BATISTA, Michel Corci; ALMEIDA JUNIOR, Edson Ribeiro de Britto deA Literatura e a Astronomia possuem potencialidades quando são incorporadas em práticas de ensino interdisciplinares que, em geral, visam instigar nos estudantes a atenção e a curiosidade, que são elementos essenciais para a construção da aprendizagem. No presente trabalho, objetivamos analisar uma imagem do conto “Mais coisas do céu” da obra “Serões de Dona Benta” de Monteiro Lobato, buscando investigar as potencialidades da imagem para a área de Educação em Astronomia. Para tanto, utilizamos a teoria de Leitura de Imagem Interdisciplinar. Os resultados mostram que a imagem pode ser ponto de partida para a abordagem do processo de construção de conhecimento de Astronomia, especificamente para o conceito de fases da Lua, além de salientar a importância das práticas experimentais. Além disso, o conceito que a na imagem apresenta vai ao encontro das competências e habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular.
- ItemO ensino da Astronomia nos anos finais do Ensino Fundamental: influências na formação continuada de professores(2023) BATISTA, Michel Corci; DINIZ, Telma Augusta; PEREIRA, Lucas ForlinEste artigo, fruto de um trabalho maior, está centrado no Ensino da Astronomia e tem o objetivo de investigar os contributos atrelados à ação docente de professores, oriundos de sua participação em um curso de Formação Continuada em Astronomia, em 2018. A metodologia incluiu a realização de uma entrevista semiestruturada com os participantes do curso, seguida de uma Análise de Conteúdo Categorial, de Bardin (2016). Os resultados destacam a relevância da Astronomia como uma disciplina que desperta a curiosidade dos alunos e sua interconexão com outras áreas do conhecimento. Além disso, os professores relataram como o curso de Formação Continuada influenciou positivamente suas práticas de ensino, permitindo-lhes adquirir conhecimentos sólidos em Astronomia e desenvolver estratégias pedagógicas eficazes. O estudo demonstra a importância da formação continuada para capacitar os professores a oferecer uma educação de qualidade em Astronomia nas escolas, promovendo a compreensão do universo e incentivando o pensamento crítico dos alunos.