Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "BARROS, Cristina"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Territorial socioeconomic contexts, education, and academic failure in the Coimbra Region Intermunicipal Community (Portugal)
    (2022) BARROS, Cristina; CORDEIRO, António Rochette; GAMA, Rui; ALCOFORADO, Luís
    Apesar dos indiscutíveis avanços registados no domínio da educação, ao longo das últimas décadas, Portugal regista, ainda, indicadores de insucesso e de abandono escolar precoce consideravelmente elevados, particularmente quando comparados com os dos outros países da União Europeia. A identificação e necessidade de compreensão desse problema tem originado diversos trabalhos de investigação que compreendem desde fatores mais relacionados com o desenvolvimento, até às motivações e aspirações do aluno, às condições socioeconómicas e culturais das famílias, aos aspetos organizacionais da escola e à qualidade do corpo docente, dando muito menos importância às variáveis mais relacionadas com o contexto territorial. Assumindo, conceitualmente, o insucesso escolar como um fenômeno multideterminado, mas com uma relação direta com o espaço geográfico em que se situam as escolas e em que vivem os alunos, este artigo procura identificar e explicar algumas variáveis mais relacionadas com o território, entendido, neste estudo, numa perspectiva inovadora e dinâmica, procurando realizar sua caraterização identitária através de um conjunto articulado e transversal de indicadores. Desenvolvido na Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, em Portugal, e após análise estatística robusta, que relaciona o desempenho em provas nacionais dos alunos do primeiro ciclo do ensino básico com as caraterísticas territoriais, este trabalho aponta a existência de influências mútuas destas dimensões, sugerindo a necessidade de um debate participado que suporte intervenções articuladas de combate ao insucesso escolar.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão