Navegando por Autor "BARBI, Kathy Briones"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Item“Conformar-se à vida real”: sobre o(s) sentido(s) do conceito de formação em Adorno(2025) CORREIA, Fábio Caires; CAIRES, Paula Taís Bonfim; BARBI, Kathy Briones; CAPOBIANCO, Nathiara CristinaO objetivo do presente texto é pensar o núcleo em torno do qual se desenvolve a “teoria crítica da educação” de Theodor W, Adorno, ou seja, o conceito de Bildung, Adorno insiste na ligação entre este e a cultura, tornada efetiva quando a Bildung se expressa no seu caráter inevitavelmente contraditório em relação à ordem estabelecida, e não no seu caráter afirmativo, ou seja, de conformação do indivíduo à lógica social dominante, A crítica adorniana à indústria cultural encontra na semiformação seu correlato subjetivo, Essa não é uma formação incompleta, mas um processo deliberado de deformação intelectual que molda indivíduos incapazes de pensamento crítico e experiências autênticas, A indústria cultural, ao oferecer um mundo padronizado e fragmentado, aliena os indivíduos de si mesmos e dos outros, promovendo um hedonismo vazio e uma busca incessante por reconhecimento dentro de um universo autorreferencial, Somente uma educação que resgate o valor da experiência individual e fomente a reflexão crítica pode contrapor-se a essa lógica de dominação e oferecer uma alternativa emancipatória,