Navegando por Autor "BALDO, Ana Maria"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemIntransitividade, transitividade ingênua e transitividade crítica da consciência em Paulo Freire(2021) BALDO, Ana Maria; GARCIA, Elisete Enir BernardiEste artigo, de natureza bibliográfica, tem por objetivo analisar os conceitos de intransitividade, transitividade ingênua e transitividade crítica da consciência em Paulo Freire, utilizando para isso as obras Educação e atualidade brasileira e Educação como prática da Liberdade. Freire nos mostra os níveis de consciência existentes e os descreve enfatizando a importância da educação crítica e problematizadora no processo de transição de um nível ingênuo para um nível crítico. Podemos afirmar que há uma relação direta entre a educação, a transição para o nível de consciência crítica e a transformação humana e da sociedade.
- ItemSim, eu posso: a caminhada do mst rumo à erradicação do analfabetismo em áreas da reforma agrária(2021) BALDO, Ana Maria; GARCIA, Elisete Enir BernardiO presente artigo aborda temáticas de grande relevância na busca pela erradicação do analfabetismo no Brasil e apresenta uma análise da implementação do Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos “Sim, eu posso”, promovido pelo Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra –MST, na região Nordeste do Brasil. Para tal, buscamos situar a realidade do analfabetismo no Brasil e compreender o funcionamento do método cubano Yo, sí puedoque inspirou o Projeto do MST. Com mais de 2 mil escolas públicas criadas e mais de 200 mil pessoas alfabetizadas, o MST demonstra a viabilidade de superação das desigualdades no acesso à educação no Brasil e afirma as possibilidades de utilização de um Projeto que se mostrou extremamente eficaz no processo de alfabetização de adultos.