Navegando por Autor "BALDINO, José Maria"
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- ItemEnsino da norma culta da língua como reconhecimento da legitimidade de trabalho e ação pedagógica(2017) BALDINO, José Maria; NICOLODI, Elaine; SANTOS JUNIOR, Ronaldo Rosa dosNeste artigo aborda-se o fato de o professor, em seu discurso na sala de aula, exercer a autoridade pedagógica em uma determinada ação pedagógica, como, por exemplo, ao ensinar a norma culta da língua. O ensino da gramática normativa se transformou em “mito” nas instituições escolares. Pierre Bourdieu discute a legitimidade da ação pedagógica, em parceria com Passeron, na obra A reprodução. Em outra obra, A economia das trocas linguísticas, trata sobre as relações de comunicação realizadas por meio dessas trocas, afirmando serem elas relações de poder simbólico. Essas duas obras foram escolhidas para que seja feita uma discussão a respeito do ensino da norma culta da língua nas escolas, como forma de imposição legítima de uma formação homogênea. Pretende-se apresentar como o conjunto de agentes do campo educacional está consciente ou inconscientemente subordinado às forças de imposição do arbitrário cultural dominante, movido por interesses comuns ou individuais, como, por exemplo, o êxito nos exames, em relação ao domínio ou não dessa língua.
- ItemHistória da educação, espaços e tempos: trajetórias e repercussões de um diretório de pesquisa do Centro-Oeste(2021) ALMEIDA, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de; BALDINO, José Maria; BRESSANIN, César Evangelista FernandesAo longo deste artigo apresentaremos a trajetória e as ressonâncias do Diretório/Grupo de Pesquisa “Educação, História, Memória e Culturas em diferentes espaços sociais”, no período que abrange a sua criação até o ano de 2020. O texto foi construído levando em conta detalhes qualitativos e quantitativos que refletem a realidade do Diretório/Grupo de Pesquisa, consequentemente, da pesquisa em História da Educação no Centro-Oeste e no Brasil. O trabalho é uma manifestação de resistência e de esperança. Resistência que se faz em não se render jamais aos desânimos e cansaços provocados pela ganância e pelas posturas governamentais e institucionais intransigentes que deliberam desgoverno, desrespeito e destruição em relação à pesquisa acadêmica e científica no Brasil. Esperança que reativa o sonho, possibilita a militância e alimenta o compromisso de prosseguir e avançar na contribuição para os estudos e pesquisas na área da História da Educação.