Navegando por Autor "AZZI, Roberta Gurgel"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemApresentação do Número Especial “Teoria social cognitiva em perspectiva: centenário do Nascimento de Albert Bandura”(2025) IAOCHITE, Roberto Tadeu; AZZI, Roberta Gurgel; COSTA FILHO, Roraima Alves daApresentação do Número Especial “Teoria social cognitiva em perspectiva: Centenário do Nascimento de Albert Bandura”
- ItemApresentação: promovendo dialogos...(2007) SADALLA, Ana Maria Falcão de Aragão; AZZI, Roberta GurgelApresentação de abertura dos dossiês do seminário "Diálogos sobre a Docência em Psicologia"
- ItemAutoeficácia acadêmica em estudantes do Ensino Médio: análise a partir do modelo KAPA de avaliação da personalidade(2025) IAOCHITE, Roberto Tadeu; AZZI, Roberta Gurgel; CERVONE, DanielO estudo investigou a autoeficácia acadêmica com ênfase na aplicação do modelo Knowledge-and-Appraisal Personality Architecture (KAPA), As mudanças no cenário educacional impuseram desafios significativos ao ensino, especialmente para estudantes em situação de vulnerabilidade, refletindo-se em perdas de aprendizado, com destaque para Matemática e Leitura, A autoeficácia acadêmica tem sido amplamente associada ao desempenho acadêmico, sendo relevante na educação STEM e em contextos socioeconômicos diversos, O estudo apresenta e discute exemplos advindos de uma pesquisa com estudantes do Ensino Médio paulista, fundamentada no modelo KAPA proposto por Cervone (2004), Com foco na captação das nuances individuais na avaliação da autoeficácia, utilizou-se de uma ferramenta digital, elaborada a partir dos princípios teórico-metodológicos do modelo, Os resultados indicaram que a autoeficácia acadêmica está vinculada às avaliações contextuais dos estudantes, o que influencia sua motivação, organização para estudar, busca de ajuda para compreender as disciplinas, entre outros domínios da autoeficácia acadêmica, Os resultados decorrentes da aplicação do modelo KAPA ofereceram evidências que convergem para a inovação na avaliação da autoeficácia, Estudos futuros podem ampliar sua aplicação em diferentes contextos educacionais e incorporar análises longitudinais para analisar as crenças ao longo do tempo,