Navegando por Autor "AZEVEDO, Hellen Sandra Freires da Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAvaliação da aprendizagem: Uma proposta de formação continuada aos docentes da Educação Profissional e Tecnológica(2022) SILVA, Ronegildo de Souza; AZEVEDO, Hellen Sandra Freires da Silva; AZEVEDO, José Marlo de Araújo deA avaliação da aprendizagem,mesmo sendo uma ação constante no trabalho docente,sempre constituiu um desafio aos professores. NaEducação Profissional e Tecnológica, a prática avaliativa é ainda mais desafiadora, uma vez que, nessa modalidade de educação,trabalhamdocentes licenciados, bacharéis e tecnólogos. Essa pesquisa objetivaapresentar o produto educacional em formato de curso de formação continuada na área de avaliação da aprendizageme discutir a avaliação realizada pelos docentes desse curso que versou sobre as concepções e práticas avaliativas,fruto de uma pesquisa de mestrado sobre formação continuada de docentes na educação profissional. Esse produto em forma de curso foi apresentado aos docentes em um encontro virtual realizado através doGoogle Meet.A pesquisa é de abordagem qualitativa. Para a coleta de dados utilizou-se questionário semiestruturado e a interpretação foi realizada com base na Análise de Conteúdo. Como resultado verificou-se uma boa aceitação do curso pelos docentes, sendo apontado como potencialidades do curso os encontros III e IV por terem um caráter prático, a linguagem adotada, a literatura utilizada para as discussões e o uso de diferentes recursos em um mesmo encontro, como textos, vídeos e slides. Como fragilidades foram apontados, o longo tempo dos encontros I e II, por serem muito teóricos, a necessidade de mais espaço para relatos de experiência, e a ausência de previsão de acompanhamento aos docentes após a realização do curso. Conclui-se que o curso apresenta potencialidades, podendo contribuir com a formação docente, visandomaior qualificação e aprimoramento quanto aos processos e práticas avaliativas.