Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "ARTHURY, Luiz"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Que tipo de professor você quer ser? Um olhar crí­tico da Fí­sica na escola e considerações epistemológicas para melhor pensar metodologias
    (2024) ARTHURY, Luiz
    Neste trabalho trazemos uma discussão teórica fundamentada na literatura de epistemologia e ensino de física com o objetivo de se evidenciar características e finalidades do ensino de ciências por vezes negligenciadas no quotidiano de sala de aula. Entre essas, defendemos que promover a atenção sincera do aluno é um fator que deve acompanhar uma aula mais significativa, problematizando o ensino para a testagem que, não apenas resume os conteúdos a ferramentas para se fazer provas, como também não permite uma aproximação do pensamento científico para além de arremedos desconexos de pouco ou nenhum significado ao estudante. Ao final trazemos algumas proposições que podem ajudar o professor a pensar em práticas mais relevantes ao aluno, fugindo de visões metodológicas pragmáticas que subestimam ou mesmo ignoram o papel do professor como agente determinante na constituição de um ambiente efetivamente favorável à aprendizagem.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão