Navegando por Autor "ARTHURY, Luiz"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemQue tipo de professor você quer ser? Um olhar crítico da Física na escola e considerações epistemológicas para melhor pensar metodologias(2024) ARTHURY, LuizNeste trabalho trazemos uma discussão teórica fundamentada na literatura de epistemologia e ensino de física com o objetivo de se evidenciar características e finalidades do ensino de ciências por vezes negligenciadas no quotidiano de sala de aula. Entre essas, defendemos que promover a atenção sincera do aluno é um fator que deve acompanhar uma aula mais significativa, problematizando o ensino para a testagem que, não apenas resume os conteúdos a ferramentas para se fazer provas, como também não permite uma aproximação do pensamento científico para além de arremedos desconexos de pouco ou nenhum significado ao estudante. Ao final trazemos algumas proposições que podem ajudar o professor a pensar em práticas mais relevantes ao aluno, fugindo de visões metodológicas pragmáticas que subestimam ou mesmo ignoram o papel do professor como agente determinante na constituição de um ambiente efetivamente favorável à aprendizagem.