Navegando por Autor "ARRUDA, Sergio de Mello"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA aprendizagem para a pesquisa de licenciandos em ensino de matemática: resultados das jornadas científicas estudantis em uma universidade moçambicana(2023) CHICOTE, Rosalino Subtil; PASSOS, Marinez Meneghello; ARRUDA, Sergio de MelloNeste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa que investigou a ocorrência da aprendizagem para a pesquisa nas Jornadas Científicas Estudantis em uma universidade moçambicana. Foram entrevistados três licenciandos que participaram do evento supracitado. Como referencial teórico e suporte metodológico adotou-se os Focos de Aprendizagem para a Pesquisa como categorias a priori. Os resultados indicama presença de dois Focos nos depoimentos coletados, são eles: Foco 1 –Interesse [envolvimento com a pesquisa]; Foco 6 –Identidade [Visão de si mesmo como pesquisador]. Em síntese, houve indícios de aprendizagem para a pesquisa.
- ItemAções discentes pós-prova de matemática de estudantes moçambicanos de um curso de licenciatura em ensino de matemática(2021) MAULANA, Gabriel Mulalia; CHICOTE, Rosalino Subtil; ARRUDA, Sergio de Mello; ASSOS, Marinez MeneghelloNeste artigo apresentamos resultados de uma investigação que buscou evidenciar as ações discentes pós-prova deMatemática de estudantes do 1º Ano do curso de Licenciatura em Ensino de Matemática na Universidade Rovuma – Moçambique. Os dados foram coletados por meio de entrevista reflexiva realizada depois de uma prova de Geometria Euclidiana dada em duas fases (sem intervenção). Com base na participação nas duas fases da prova, entrevistamos 20 estudantes buscando explicações para as mudanças operadas da 1ª à 2ª fase da prova. Assumindo os procedimentos da Análise de Conteúdo para a organização e a interpretação das informações, aferimos que essas mudanças (indícios de aprendizagem) decorreram de ações discentes pós-prova: refletir sobre a prova, voltar a resolver as questões da prova, explorar recursos didáticos e/ou obter explicação de colegas ou docente. Essas ações, que se sucederam em contextos informais, sugerem que a prova oportunizou a metacognição e aprendizagens realizadas individualmente e/ou por meio de interações com outros.