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Navegando por Autor "ARRIADA, Eduardo"

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    Desafios e possibilidades na pesquisa com crianças: sob a perspectiva de quem investiga
    (2023) NOGUEIRA, Gabriela Medeiros; XAVIER, Eneusa Mariza Pinto; ARRIADA, Eduardo
    O artigo tem como temática a pesquisa com crianças. Apresenta dados de uma investigação realizada entre os anos de 2017 e 2019, a partir da etnografia interacional e observação participante. O objetivo da pesquisa foi analisar as práticas de letramento em um grupo de estudos bíblicos, da Igreja Evangélica Pentecostal Casa de Oração, situada em uma comunidade rural no interior do Rio Grande do Sul. Neste texto, o foco foi na perspectiva de quem investiga, a fim de identificar os desafios, as possibilidades e as negociações estabelecidas no momento de entrada no campo empírico, a partir das escritas no diário de campo. Dentre os aspectos discutidos no texto, destacam-se as negociações e os ajustes que foram sendo feitos tanto no início, quanto no decorrer das observações; os indícios de rejeição e aceitação da pesquisadora pelas crianças; os movimentos realizados entre teoria e a realidade observada, visando conhecer e compreender o fenômeno investigado e buscando se despir de preconceitos. Aspecto esse que exigiu um exercício constante da pesquisadora, uma vez que, observou-se um choque cultural, causado pelo estranhamento quanto às práticas pentecostais. As falas das crianças permitem compreender como elas pensam, sentem e valorizam alguns aspectos da cultura compartilhada com adultos, no contexto que estão inseridas. Os significados que elas atribuem às palavras, geralmente estão vinculados ao contexto da Igreja Evangélica Pentecostal que elas vivenciam cotidianamente. As crianças demonstram uma postura de evangelizadores, expressando aquilo que vivenciam no grupo de estudos bíblicos.
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    Uma missão de estudos ao Uruguai: o debate estabelecido nos jornais Correio do Povo e A Federação
    (2018) MICHEL, Caroline Braga; ARRIADA, Eduardo
    O objetivo deste artigo é investigar a Missão de Estudos enviada ao Uruguai no ano de 1913, sob a perspectiva dos discursos produzidos nos jornais A Federação, órgão oficial do governo e favorável a missão, e o Correio do Povo, periódico independente e contrário a esse ato das autoridades. Os dois periódicos estabeleceram um intenso debate em suas páginas sobre as vantagens ou não do envio de um grupo de professores ao Uruguai. Para tanto, foram realizadas pesquisas nas edições do ano de 1913 de ambos os jornais. Ao todo foram localizadas 43 reportagens, sendo 29 em A Federação e 14 no Correio do Povo. As análises permitiram evidenciar um conjunto de oito elementos que justificaram a escolha: (i) o grau de adiantamento da instrução pública do Rio Grande do Sul; (ii) a distinção do Uruguai, (iii) o caráter internacional, (iv) a localização geográfica do Uruguai, (v) a língua utilizada, (vi) o baixo custo financeiro da missão, (vii) as relações culturais, políticas e econômicas estabelecidas entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai e (viii) a vigência de um modelo político partidário, tanto no Rio Grande do Sul como no Uruguai, estruturado no positivismo.

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ISSN 1518-6385

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