Navegando por Autor "ARAÚJO, Renan Soares de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA Pesquisa em Extensão Popular no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB(2024) ARAÚJO, Renan Soares de; CRUZ, Pedro José Santos CarneiroEste artigo aborda aspectos epistemológicos e metodológicos da pesquisa em extensão popular produzida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal da Paraíba. Para tanto, realizou-se uma investigação epistemológica – pesquisa sobre a pesquisa –, com abordagem qualitativa dos dados, na perspectiva de compor um estado da arte. Como resultado, verifica-se que as pesquisas em extensão popular são predominantemente de abordagem qualitativa, prevalecendo o desenvolvimento de modalidades de pesquisa participativas, tendo a dialética como método mais empregado e o referencial teórico de autores variados, sendo Paulo Freire uma unanimidade. Por fim, conclui-se que as produções do PPGE se utilizam de diferentes fundamentos epistemológicos e teórico-metodológicos, evocando a possibilidade da produção de conhecimentos alinhados com o entendimento da pesquisa como um instrumento em favor da compreensão da realidade e transformação das próprias práticas
- ItemReflexões epistemológicas sobre a extensão universitária: contribuições ao diálogo de saberes(2022) ARAÚJO, Renan Soares de; CRUZ, Pedro José Santos CarneiroEste artigo reflete sobre a extensão universitária como lugar de construção de conhecimentos, o que se dá por meio do encontro e diálogo entre diferentes saberes. Metodologicamente, trata-se de um estudo bibliográfico, do tipo descritivo, fundamentando-se na modalidade da revisão narrativa, a qual baseou-se nas obras de três autores. Nessa acepção, Freire salienta a extensão como ato dialógico de comunicação; Santos propõe a constituição de uma ecologia de saberes e; Fleuri assinala a construção de um conhecimento conversitário. Finalmente, evidencia-se pressupostos teórico-metodológicos que exprimem a relacionalidade do conhecimento, concebendo-o como fruto de um processo dialógico.