Navegando por Autor "ARAÚJO, Cláudia Helena dos Santos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDocência online: trabalho pedagógico mediado por tecnologias digitais em rede(2016) ARAÚJO, Cláudia Helena dos Santos; PEIXOTO, JoanaThis article - complete search of fruit -discusses the online teaching, which is taken as a pedagogical practicemediated by digital technologies of information and communication. The research in question of the questioning of current thinking marked by technological determinism, which tends to consider that these technologies represent a new educational paradigm, assuming that the technical capabilities of the communication media network are then automatically transferred to the pedagogical practices. The cutout presented here, we deal with the theoretical and methodological approach underlying the research, taking as reference the notion of instrument in view of the instrumental approach proposed by Rabardel (1994, 1995a, 1995b). The purpose of this article is then discuss some important implications for the analysis of online teaching when considering digital technologies of information and communication as a tool. We can conclude that the use of the instrument concept as the unit of analysis allows us to show that, in pedagogical practices, digital information and communication technologies simultaneously present technical, conceptual and representational. Moreover, we can say that the mediating role of such technologies is in the form of ownership by individuals. For this reason, they do not represent a paradigm itself may have its use guided by different pedagogical approaches.
- ItemTrabalho como princípio educativo no Instituto Federal de Goiás: formação docente, planejamento e práxis(2022) MOTA, Karla Rodrigues; ARAÚJO, Cláudia Helena dos SantosEste escrito tem como objetivo analisar existência da perspectiva do trabalho como princípio educativo dentro do currículo integrado do Curso Técnico Integrado em Química ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás câmpus Anápolis. Metodologicamente, fundamentado em Lüdke e André (1986), foi realizado um estudo documental de caráter quantitativo e qualitativo cujo corpus constituiu-se por meio do Plano de Desenvolvimento Institucional, do Projeto Pedagógico do Curso e de 50 Planos de Ensino Anuais. Ancorado em autores que defendem a Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, buscou-se compreender como a perspectiva da formação omnilateral e do trabalho enquanto princípio educativo foi apresentada nos documentos. Desvelou-se que a formação acadêmica dos docentes atuantes no referido curso por ser centrada no conhecimento específico, acaba por direcionar uma proposta de ensino ainda pautada no conhecimento teórico, enfatizando o conhecimento científico em detrimento da prática e de uma visão mais ampla de homem. A conclusão aponta que o estudante-futuro-trabalhador acaba por ter tem uma formação conteudista, que dicotomiza a teoria e a prática, fator que ofusca compreensão das contradições presentes do mundo do trabalho.