Navegando por Autor "ARAÚJO, Ana Laura Alves de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemPensamento complexo e crise da racionalidade moderna: notas para pensar educação e formação de professores(2023) SILVA, Sidinei Pithan da; ARAÚJO, Ana Laura Alves deO presente texto discute a emergência do pensamento complexo no contexto epistemológico e educacional contemporâneo. De forma particular, busca situar o paradigma da complexidade na crise do paradigma moderno (simplificador), explicitando a leitura que Edgar Morin faz desta crise e, a tarefa que precisa ser feita pelos educadores / intelectuais, para reconstruir os pressupostos “alienantes” constitutivos da modernidade filosófica, científica, social e educacional. Objetiva, desta forma, contribuir no processo de “reconstrução” dos enfoques educacionais “críticos”. Com isso, aponta novas possibilidades para pensar a antropologia, o conhecimento, a educação, a pedagogia e a formação de professores. Uma perspectiva complexa / multidimensional parece ser a saída mais razoável “construída” por Edgar Morin.