Navegando por Autor "AQUINO, P. N. O. de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA linguagem escrita em uma instituição de educação infantil: concepções e práticas em interação(2023) AQUINO, P. N. O. de; ALMEIDA , L. N. S. de; DIEB , M. H.Analisamos,neste artigo,a percepção de professores sobre práticas de/com linguagem escrita desenvolvidas com duas turmas de criançasemuma instituição pública de Educação Infantil.Como fundamentação teórica,utilizamos os estudos de Vygotsky(2007), de Sepúlveda e Teberosky (2011),relacionados com as ideias de Abramovay e Kramer (1985),Kishimoto (2010)e Martins (1991)sobre a relação entre criança e linguagem.A pesquisa, de abordagem qualitativa, contou com a participação de duas professoras de Educação Infantil em sessões de observação com registros escritos e visuais, e uma experiência de grupo focal. Constatamos que a linguagem escrita era concebida como um conhecimento com o qual as crianças deveriam interagir e se apropriar, reconhecendo nesse objeto/instrumento de conhecimentoespecificidades de ensino/promoção pelas docentese de aprendizagem/desenvolvimento pelas crianças, tratando-se de um conhecimento socialmente relevante.Todavia, não identificamossituaçõessignificativas em que a linguagem escrita fosse abordada na perspectiva doletramento