Navegando por Autor "APOLÔNIO, Jakelyne Santos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA produção de sentidos sobre o livro didático e o ensino de língua portuguesa: uma análise discursiva de produções científicas nacionais(2022) APOLÔNIO, Jakelyne Santos; BESSA, José Cezinaldo RochaSabendo que o livro didático de língua portuguesa, dada sua condição complexa e multifacetada, é alvo de múltiplos olhares e posicionamentos de pesquisadores, gestores educacionais e professores quanto ao seu uso e sua eficácia no ensino de português na educação básica, objetivamos analisar, a partir do exame de produções científicas brasileiras, a produção de sentidos sobre o livro didático e seu uso no ensino de língua portuguesa no Brasil. Como fundamentação teórica, utilizamo-nos de reflexões sobre linguagem e ideologia depreendidas do Círculo de Bakhtin, assim como de trabalhos que discutem o livro didático e o ensino de português. O estudo se caracteriza como uma pesquisa de natureza qualitativa e de abordagem interpretativa. O corpus de análise se constitui de 15 artigos científicos coletados no Portal de Periódicos da CAPES. As análises apontam que, embora tenhamos avançado no que concerne ao estabelecimento de um diálogo mais estreito com as teorias linguísticas e educacionais, os reflexos de transformações e avanços sinalizados por esses horizontes não encontram plenamente ressonâncias nas propostas de trabalho dos livros didáticos. Assim, tanto o livro didático, como o ensino de língua portuguesa são significados, na maioria das produções científicas analisadas, por meio de avaliações que indicam equívocos, falhas e problemas que persistem no tempo. As redes de dizeres e sentidos que emanam das produções científicas analisadas nos possibilitam, portanto, melhor perceber a importância e a necessidade de mantermos a discussão sobre a relação entre livro didático e ensino de português sempre aberta a novas problematizações e reflexões.
- ItemO tratamento do texto em livros didáticos de Língua Portuguesa: uma revisão de literatura a partir do Portal de Periódicos da CAPES(2019) APOLÔNIO, Jakelyne Santos; SILVA, Nara Karolina de Oliveira; BESSA, José Cezinaldo RochaConsiderando que o livro didático (LD) é um dos principais recursos metodológicos de que o professor de língua portuguesa dispõe para desenvolver o seu trabalho em sala de aula e tendo em vista o interesse que ele desperta como objeto de estudo de pesquisadores da linguagem, objetivamos realizar, no presente trabalho, uma revisão sistemática de literatura sobre o tratamento do texto em livros didáticos de língua portuguesa (LDP). Ancorando-nos teoricamente em trabalhos que discutem sobre ensino de língua portuguesa e livro didático de português e utilizando-nos de uma revisão sistemática de literatura, realizamos uma análise de pesquisas brasileiras sobre o tratamento do texto no LDP a partir do exame de 17 artigos científicos coletados no Portal de Periódicos da CAPES. Os dados sinalizam uma preocupação dos pesquisadores de compreenderem os avanços em relação à presença e ao tratamento do texto nos livros didáticos de língua portuguesa, notadamente quanto às questões da diversidade textual e da incorporação do trabalho com gêneros nas propostas desses manuais. Concluímos que tais pesquisas sobre o LDP tendem a seguir um percurso de servir como parâmetro de atualização de avaliações críticas dos pesquisadores quanto à qualidade dos livros didáticos colocados em circulação nas escolas da educação básica do Brasil.