Navegando por Autor "ANUNCIATO, Rosa Maria Moraes"
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- ItemCaracterísticas do parfor: uma revisão de dissertações e teses brasileiras(2021) SANTOS, Jucenilton Alves dos; ANUNCIATO, Rosa Maria MoraesA partir de levantamento realizado no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com o objetivo de analisar as características do Programa Nacional de Formação de Professores (PARFOR), busca-se colaborar com o avanço de ações e políticas voltadas para a formação em serviço de professores da educação básica. Trata-se de pesquisa bibliográfica, utilizando os operadores booleanos com os descritores PARFOR AND Pedagogia OR Anos Iniciais OR Educação Infantil. Os resultados alcançados confirmam que o PARFOR estabelece relações com as categorias identificadas, ampliando as possibilidades de certificação de professores no cenário nacional, além de contribuir para análise de práticas pedagógicas. As implicações nas práticas podem se constituir em campo de estudos futuros.
- ItemDesenvolvimento profissional docente de professoras experientes(2023) PEREIRA, Amarildo Gomes; ANUNCIATO, Rosa Maria MoraesEste trabalho, recorte de uma pesquisa de doutorado, norteada na abordagem qualitativa, focaliza o desenvolvimento profissional de professoras experientes inseridas em um processo formativo viabilizado pela Rede de Aprendizagem e Desenvolvimento da Docência (ReAD), no segundo semestre de 2017 e em ambos os semestres de 2018. Para a escrita deste artigo, analisamos as narrativas produzidas no decorrer da formação ofertada no período citado. Os resultados evidenciam que as participantes se deparam com grandes desafios para desenvolver o trabalho docente e investirem em seu desenvolvimento profissional. Não obstante as condições de trabalho desfavoráveis, elas encontram tempo e disposição para manter-se em processo de formação por meio de estudos individuais, participação em cursos e realização de segunda graduação, especialização e pós-graduação. Diante desses fatos, compreendemos que os programas de formação precisam levar em conta as necessidades formativas da docência em diferentes fases da carreira e as implicações que o trabalho tem na vida pessoal/familiar dos professores, contribuindo para a aquisição de novos conhecimentos, e no auxílio na superação dos entraves para investirem no próprio desenvolvimento profissional