Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "ANÇANELLO, Juliana Venancio"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Contribuições dos frameworks DigComp e MIL para combate às fake news e à desinformação
    (2023) ANÇANELLO, Juliana Venancio; CASARIN, Helen de Castro Silva
    Introdução: O consumo de informações e de notícias no ambiente virtual, caracterizado pelo conteúdo infinito, conexão permanente e excesso informacional, dificulta o discernimento do que é ou não uma informação factual. Objetivo: Investigar quais são as diretrizes propostas pelos documentos DigComp e MIL para preparar os indivíduos contra às fake news e a desinformação. Metodologia: Utilizou-se a Análise de Conteúdo, mais especificamente a análise categorial, para análise dos frameworks selecionados. Foram criadas três categorias de análise com sete inferências. Resultados: Na categoria Conceitos-chave, apenas a inferência de desinformação é apresentada nos dois documentos. Há recomendações para a avaliação da informação em ambientes informacionais não tradicionais como inferido na categoria dois em ambos frameworks analisados. Verificou-se que o DigComp traz diretrizes pontuais quanto a categoria Habilidades, Conhecimentos e Atitudes, enquanto o MIL, contempla duas das três inferências propostas na categoria. Conclusão: Os documentos oferecem um conjunto de referenciais conceituais, pedagógicos e de estratégia-ação que oferecem elementos norteadores para a preparação dos usuários e é imprescindível que profissionais da informação sejam proativos em relação desinformação e fake news, além de conhecer, analisar e criticar os referenciais disponíveis para que desenvolvam estratégias fundamentadas na integração de diferentes competências a fim de preparar os sujeitos para utilizar os ambientes informacionais não tradicionais.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão