Navegando por Autor "AMORIM, Antonio"
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- ItemA prática pedagógica em educação de Jovens e adultos: formação e saberes docentes na contemporaneidade(2019) AMORIM, Antonio; MORAES, Maria Helena de Barros; SANTOS, Jocenildes ZacariasEste artigo tem como questão central a análise da formação do docente e a construção dos saberes inovadores. Tem como objetivo refletir os processos formativos em EJA, na perspectiva da inovação dos saberes. Os procedimentos metodológicos incorporam a abordagem qualitativa e a pesquisa de campo como sendo o suporte técnico, para buscar a qualidade dos resultados. Tem-se como resultados: que a formação docente e a construção dos saberes representam um processo que requer a participação dos professores, para mudar a realidade, de forma plural; que vivemos numa sociedade e num processo educacional que estão a exigir mudanças no modelo formativo dos professores.
- ItemAções afirmativas para permanência dos estudantes da educação de jovens e adultos (EJA)(2021) AMORIM, Antonio; CONCEIÇÃO, Ana Paula da Silva; ANDRADE, Perci LeiteEste estudo investigou quais ações afirmativas são necessárias nas escolas a fim de diagnosticar os entraves que as impedem de serem colocadas em prática e descrever se promovem de fato a permanência dos estudantes na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A investigação pautou-se na abordagem qualitativa para refletir sobre as informações coletadas através da pesquisa de campo. Pelos resultados encontrados, os gestores revelaram que não são medidos esforços para colocar as ações afirmativas em prática; os professores demonstraram que estas precisam ser aperfeiçoadas, mas também serem criadas novas e os estudantes evidenciaram que sem elas o desestímulo à permanência torna-se evidente. Considera-se, assim, que ambas as escolas as promovem, uma mais que a outra. Elas precisam dar continuidade as existentes e estar atentas a necessidade de novas.
- ItemApresentação(2012) AMORIM, Antonio; NOVAES, Ivan LuizA Revista da FAEEBA, periódico temático do Departamento de Educação – Campus I da Uneb dedica este número, trinta e oito, ao tema “Gestão Educacional e Escolar”. Bom para os interessados em refletir sobre um tema que vem se constituindo de suma importância para os desígnios da educação brasileira e mundial. Entre aqueles que certamente colherão boas reflexões acadêmicas a partir dos artigos aqui publicados, incluem-se especialmente gestores das redes públicas de ensino, professores, alunos de graduação, mestrandos e doutorandos dos diversos programas de pós-graduação. Os artigos que integram este número foram submetidos previamente ao olhar de especialistas em gestão educacional e aos rigorosos critérios que qualificam este periódico. As reflexões sobre a gestão nos diversos níveis de ensino, isto é, da edu-cação básica ao ensino superior, lançadas pelos autores, consagram a relevância e as contribuições para outros estudos e pesquisas nesse campo. A gestão educacional vem se tornando um campo estratégico para a viabilidade das políticas públicas des-tinadas a educação, sobretudo para o êxito das escolas públicas. Os diversos planos, programas, projetos e ações governamentais passaram a requerer uma expertise para o desenvolvimento desse campo do conhecimento.
- ItemInovação da gestão dos saberes escolares: fator de promoção da qualidade do trabalho pedagógico(2012) AMORIM, Antonio; SANTOS, Carla Liane N.; SERRANO, José Antonio CastañedaEste artigo trata da questão da inovação da gestão do saber escolar na contemporanei-dade. Iniciamos a reflexão traçando considerações a respeito do cenário educacional atual. Discutimos, então, a questão da inovação da gestão do saber escolar enquanto uma possibilidade socializadora da escola. Para isso analisamos a gestão do saber escolar em uma perspectiva que traga melhorias para a educação e para a gestão do sistema de ensino, estabelecendo as interfaces entre os diferentes saberes: os saberes socioculturais, sociopessoais e socioeconômicos, que atuam como fatores essenciais na construção e na socialização do conhecimento. Enfim, trata-se de uma tentativa de refletir sobre a urgência da inovação da gestão do saber escolar a partir do cotidiano da sala de aula, observando os processos gestores que ocorrem nas relações pedagógicas do ambiente da escola, trazendo para a discussão a necessidade da qualidade do traba-lho pedagógico, como forma de fortalecer as atividades de ensino e de aprendizagem dos alunos e determinar uma nova cultura educacional para as instituições de ensino.
- ItemO debate sobre identidade, cultura e conhecimento em um programa de mestrado profissional em educação de jovens e adultos: processos formativos para a docência e para a educação de jovens e adultos(2016) LAFFIN, Maria Fernandes; NASCIMENTO, Audemara Rodrigues; AMORIM, AntonioO objetivo deste artigo é situar um ensaio mediante uma análise teórica acerca da relação entre identidade e cultura no contexto do conhecimento fundamental e formativo na Educação de Jovens e Adultos, no Programa de Mestrado Profissional em EJA. Para tanto, busca-se uma definição conceitual dos termos identidade e cultura, ao mesmo tempo em que se investiga a constituição da identidade cultural brasileira a partir da contribuição das matrizes étnicas presentes na história do Brasil, seguida de discussões sobre identidade, cultura e conhecimento na EJA no contexto atual. Este texto resulta de pesquisa bibliográfica e reflexões do aporte teórico de Munanga (2009), Sacristán (2006), Silva (2000) e Freire (1979), entre outros que discutem as múltiplas referências e a diversidade da identidade cultural dos sujeitos que frequentam a EJA e sua relação com o currículo. A análise teórica apresenta como resultado a necessidade do reconhecimento da diversidade cultural do povo brasileiro pela EJA. Discute, por fim, a proposição de uma escola aberta às múltiplas identidades presentes na escolarização na EJA e na formação docente.
- ItemO retrato holográfico do gestor da escola básica e a necessidade de novas possibilidades gestoras(2017) AMORIM, Antonio; MATTA, Alfredo Eurico da; FREITAS, Kátia Siqueira deEste estudo tem como objetivo analisar o perfil holográfico do gestor da escola básica, destacando a urgência na construção e na consolidação de um fazer contemporâneo de gestão, que seja inovador e definidor de novas possibilidades gestoras que garantam a qualidade institucional na gestão da escola.