Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "AMARANTE, Rebeca Oliveira"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Mobilizando conhecimentos geométricos durante o processo de leitura da construção do instrumento astrolábio náutico: uma proposta de UBP e sua inserção no ensino de matemática
    (2023) AMARANTE, Rebeca Oliveira; PEREIRA, Ana Carolina Costa
    A Unidade Básica de Problematização (UBP) é uma metodologia ativa, pautada em atividades aplicadas por meio de um flashde memória discursiva,o qual descreve uma prática sociocultural em umcampo da atividade humana, sendo eleito como um objeto de problematização disciplinar.Desse modo, oobjetivo do estudo foi discutir a aplicação de uma UBP para o ensino de Matemática que visou mobilizar conhecimentos geométricos durante o processo de leitura da construção do instrumento astrolábio náuticocontido no tratado Arte de Navegar (1606), ministradaemuma turma de licenciandos em Matemática da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Como metodologia, foramutilizadosos preceitos de uma abordagem qualitativa, pautada em um estudo de caso,utilizando-se uma metodologia ativa, a UBP. Concluímos que,após aplicação da atividade,foi possível aoslicenciando em Matemática da UECE mobilizarconhecimentos geométricos, tais comoconceito de diâmetro, circunferência, quadrante, ângulo reto, graduação,utilizando o teorema de Talesdurante o processo de leitura da construção do instrumento.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão