Navegando por Autor "AMARAL, Marília Abrahão"
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- ItemTeoria crítica da tecnologia e o design participativo na construção de um repositório de recursos educacionais abertos(2015) GREIN, Pedro Paulo Boaventura; AMARAL, Marília AbrahãoOs Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia questionam conceitos como a neutralidade e o determinismo da tecnologia. A partir disto surgiram várias concepções tecnológicas, entre eles a da Teoria Crítica da Tecnologia, que entende os artefatos tecnológicos como construções sociais e, portanto, carregados de valor. Atualmente estes valores representam a visão hegemônica que exclui a maioria em prol de uma minoria. Em resposta a esta situação, passa a ser necessária a adoção de práticas que permitam a participação democrática da sociedade no processo de desenho técnico. O Design Participativo, aplicado seguindo uma ética específica, possui ferramentas que possibilitam a participação e o desenho de tecnologias carregadas de valores mais abrangentes.
- ItemUm projeto participativo para informática na educação orientado por discussões dos estudos em ciência, tecnologia e sociedade(2020) LIMA, Bernardo Alves Villarinho; SANTOS, Michelle Regina Alves dos; ALMEIDA, Leonelo Dell Anhol; AMARAL, Marília AbrahãoA compreensão crítica do que é tecnologia e sua relevância para a educação são preocupações essenciais para os estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), assim como para agendas contemporâneas de Design Participativo. Este artigo aborda o primeiro ano de um projeto em andamento, com o objetivo de problematizar como um entendimento de tecnologia baseado em CTS pode contribuir para a realização de um projeto participativo visando à inclusão digital e ao empoderamento na escolha tecnológica nos ambientes de ensino. Ao longo desse primeiro ano, realizamos atividades de informática na educação não só focadas em sua promoção para estudantes, mas também atividades para promover a qualificação das docentes no uso autônomo de tecnologias computacionais para suas próprias atividades de ensino.