Navegando por Autor "ALVARISTO, Eliziane de Fátima"
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- ItemContribuições do método de Paulo Freire à alfabetização de adultos cegos(2021) ALVARISTO, Eliziane de Fátima; SHIMAZAKI, Elsa Midori; VIGINHESKI, Lucia Virginia Mamcasz; SANTINELLO, JamileO estudo analisa as contribuições do método de Paulo Freire à alfabetização de adultos cegos, considerando-se os seus princípios de emancipação e superação da leitura e da escrita para uma educação inclusiva e libertadora. De abordagem qualitativa, utiliza o estudo de caso como estratégia conduzida em uma instituição especializada na área da deficiência visual. Os participantes da pesquisa foram dois estudantes cegos. Para a coleta de dados, usaram-se registros em diário de campo, assim como o registro fotográfico. As atividades foram planejadas a partir do método de Paulo Freire, adaptado para o ensino do código braille. Os resultados revelam que a utilização desse método contribuiu com o processo de alfabetização dos participantes cegos, na escrita e na leitura do código braille, bem como no processo de suas conscientizações, a lhes possibilitar a compreensão nos contextos social, histórico e político para novas descobertas e leituras de mundo.
- ItemO estágio de docência universitária: o uso do blogcomo possibilidade didático-metodológica(2021) PIZZOL, Andrieli Dal; SANTINELLO, Jamile; ALVARISTO, Eliziane de FátimaO presenteestudo teve como objetivo apresentar a relação do estágio de docência no Ensino Superior no uso do blogcomo possibilidade didática. Nesse viés,evidencia-se a relação estabelecida entre o estágio com a disciplina de Educação e Tecnologia, da UniversidadeEstadual do Centro-Oeste -UNICENTROlocalizada no interior do estado do Paraná. O estudo utilizou-sede uma abordagem qualitativa apoiada nos estudos de Bardin (2016). Assim, o estudo demostrou que a utilização do blogcomo ferramenta tecnológica educacional contempla a inserção da tecnologia em ambientes educacionais e que seu uso deve estar alinhado com as necessidades dos sujeitos inseridos no ambiente escolar e em consonância com o currículo formativo.