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Navegando por Autor "ALVARENGA, Vanessa Cristina"

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    Apresentação
    (2017) SILVA, Maria Vieira; ALVARENGA, Vanessa Cristina
    No presente Dossiê intitulado "Políticas educacionais para a educação infantil: dilemas atuais e perspectivas para a infância", o leitor encontrará um rico e diversificado conjunto de reflexões acerca de questões sobre as políticas de educação infantil, seus avanços e dificuldades, dispostos em seis artigos e uma entrevista, organizados de forma acurada pela professora Vanessa Cristina Alvarenga, que tem se dedicado a pesquisar sobre a temática em relevo. Além do mencionado Dossiê, o presente número conta ainda com a seção Demanda Contínua, a qual disponibiliza os seguintes artigos: "Espacio-Escolar en los proyectos de la Unesco para América Latina" de Gerardo Machuca (Corporación Unificada Nacional-CUN) e Iara Vieira Guimaraes (Universidade Federal de Uberlândia) e "Políticas públicas e trabalho docente: a política do PDE-escola e os desdobramentos da lógica de accountability", de autoria de Vilma Aparecida de Souza.
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    Avaliação das políticas públicas educacionais na visão das professoras de educação infantil uberlandenses
    (2017) ALVARENGA, Vanessa Cristina
    O presente artigo tem como objetivo a avaliação das professoras de Educação Infantil do município de Uberlândia-MG acerca das políticas públicas educacionais, para tanto buscou-se essa compreensão a partir dos depoimentos das mesmas baseado em suas vivências e concepções acerca da realidade de suas condições de trabalho e o entrelaçamento dessa com a legislação nacional e municipal, e os documentos oficiais municipais. As categorias de análise levantadas pelas professoras foram: salário, mudanças de gestão municipal, avaliação de desempenho, Plano de Carreira. Destaca-se a importância da legislação nacional e municipal na busca por melhores condições de trabalho das professoras da Educação Infantil.
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    Entrevista: Bianca Cristina Correa e Sumika Soares de F. Hernandez-Piloto
    (2017) SILVA, Maria Vieira; ALVARENGA, Vanessa Cristina
    A entrevista aborda aspectos relacionados ao progresso alcançado na oferta da Educação Infantil, mas também se concentra nas lacunas e intermitências na consolidação da efetividade no direito à educação de crianças pequenas. Tendo como referência o atual cenário político e econômico, são apresentadas importantes reflexões sobre os principais impactos da Emenda Constitucional 95 sobre o financiamento da Educação Básica, principalmente para o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) para a Educação Infantil. As entrevistadas também refletem sobre a ampliação dos acordos entre os sistemas públicos de ensino e organizações privadas e não-governamentais, sobre a oferta da Educação Infantil, sobre os principais desafios para a formação inicial e continuada de educadores da primeira infância, e sobre a importância do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEB) na luta pela Educação Infantil que é pública, socialmente referenciada e de alta qualidade.

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ISSN 1518-6385

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