Navegando por Autor "ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemBibliotecas universitárias das instituições estaduais de ensino superior paranaenses e a mediação da informação no Facebook(2017) SANTOS NETO, João Arlindo dos; ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco dePresents a research on university libraries and forms of information mediation through web tools, especially social medias. As goal, identify and analyze the mediation of information on Facebook. As for the methodological procedures, the article is exploratory and initially uses a brief bibliographic review of the terms university library, social medias and mediation of information and, later, analyzes a collection of data from the method of documentary research. It uses as technique for data collection the observation and as analysis of the data the Content Analysis. As results, it shows the number and names of the accounts located in the social media, the characteristics of them (type of profile, number of friends or likes), number of posts made by each account and their periodicity, the content of the posts distributed in 15 themed categories, the interaction between the libraries accounts and their interlocutors, from the likings, comments and shares. It considers that the use of social medias by the units of information researched is still small, since only 31% of them use Facebook as a way to mediate the information and to interact with its public. It concludes that the number of friends in the profile, likes on the page or number of posts do not guarantee a good interlocution between the account and the users, since the moment that the users are online on the network interferes more than the other elements pointed out.
- ItemFormação humanista o papel da leitura literária na atuação do bibliotecário escolar(2021-07-30) SALA, Fabiana; CASTRO FILHO, Cláudio Marcondes de; ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco deIntrodução: A leitura literária é considerada uma das atividades mais pertinentes para o aperfeiçoamento de habilidades interpessoais, como a empatia, tida como essencial na realização das funções do bibliotecário escolar. Objetivo: Dessa forma, o presente estudo objetiva discorrer sobre a maneira como a prática da leitura literária pode influenciar na atuação do bibliotecário escolar a partir da perspectiva apresentada pelo autor Carlos Ruiz Záfon no enredo de sua obra A Sombra do Vento. Método: Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que teve como método científico o uso da pesquisa bibliográfica e do questionário como instrumento de coleta de dados. Resultado: Os resultados demonstram que os bibliotecários têm consciência da importância da leitura literária para a realização de suas atividades profissionais e para a construção de uma relação mais empática e humanista com os alunos, porém essa prática não costuma ser discutida com frequência nas pesquisas da área e incentivada nos cursos de graduação. Conclusão: Contudo, espera-se que o presente estudo possa contribuir para os debates acerca da temática na área da Ciência da Informação e refletir sobre a influência da leitura literária para uma formação mais humanista e empática do bibliotecário escolar.