Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "ALMEIDA , L. N. S. de"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A linguagem escrita em uma instituição de educação infantil: concepções e práticas em interação
    (2023) AQUINO, P. N. O. de; ALMEIDA , L. N. S. de; DIEB , M. H.
    Analisamos,neste artigo,a percepção de professores sobre práticas de/com linguagem escrita desenvolvidas com duas turmas de criançasemuma instituição pública de Educação Infantil.Como fundamentação teórica,utilizamos os estudos de Vygotsky(2007), de Sepúlveda e Teberosky (2011),relacionados com as ideias de Abramovay e Kramer (1985),Kishimoto (2010)e Martins (1991)sobre a relação entre criança e linguagem.A pesquisa, de abordagem qualitativa, contou com a participação de duas professoras de Educação Infantil em sessões de observação com registros escritos e visuais, e uma experiência de grupo focal. Constatamos que a linguagem escrita era concebida como um conhecimento com o qual as crianças deveriam interagir e se apropriar, reconhecendo nesse objeto/instrumento de conhecimentoespecificidades de ensino/promoção pelas docentese de aprendizagem/desenvolvimento pelas crianças, tratando-se de um conhecimento socialmente relevante.Todavia, não identificamossituaçõessignificativas em que a linguagem escrita fosse abordada na perspectiva doletramento

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão