Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "ALMEIDA, V."

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Educação sensível e de direito: experiências formativas docentes no campo da EJA
    (2022) ALMEIDA, V.; COSTA, A. B. D. C.
    Este texto resulta de uma pesquisa-formação que intencionou compreender experiências formativas de licenciandos/as, vivenciadas na Educação de Jovens e Adultos, a partir do Programa Residência Pedagógica, núcleo Pedagogia, da Universidade Federal da Bahia. Com discussão situada no entendimento da EJA como direito e na compreensão da formação docente como complexa e multirreferencial, tensiona concepções limitadas ao saber e ao saber-fazer e propõe ampliação dos itinerários formativos para contemplar, também, o saber-ser. Discorre sobre a construção de uma epistemologia docente fundada nas relações, apresentando eixos significantes engendrados no âmbito do Programa e que balizaram o trabalho pedagógico realizado. Apresenta experiências formativas destacadas pelos/as licenciandos/as como potencializadoras de uma educação sensível e apresenta como resultados o entendimento de que a apropriação simultânea de teorias curriculares, a compreensão da complexidade do fenômeno educativo e a experienciação de dinâmicas que abarcam a indissociabilidade entre o sensível e o inteligível, potencializam uma formação docente relevante para uma prática pedagógica inclusiva e humanizada, essencial aos sujeitos da EJA

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão