Navegando por Autor "ALMEIDA, Siderly do Carmo Dahle de"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAvaliação da aprendizagem na educação superior: cooperação e inovação(2022) SANTOS, Solidia Elizabeth; OLIVEIRA, Marcia Maria Fernandes de; RODRIGUES, Sonia Caranhato; ALMEIDA, Siderly do Carmo Dahle deO presente artigo teve como objetivo discutir sobre os modelos de avaliação de aprendizagem adotados pelos professores e seus impactos no aprendizado dos alunos. As reflexões foram extraídas de relatos dos alunos sobre a experiência vivida na disciplina de macroeconomia em uma Instituição de Ensino Superior – IES localizada em Curitiba, Paraná, no primeiro semestre de 2021, em um curso da área de Ciência Social aplicada. O modelo de avaliação adotado na disciplina foi a elaboração de um e-book, ancorado na perspectiva de Vygotsky (1987), que defende o princípio da interação e da cooperação na construção do aprendizado. Teve como alicerce a análise quantitativa de conteúdo de Bardin (2016). Os resultados chamaram atenção para a aprendizagem colaborativa, a construção do conhecimento de forma contínua, a utilização de metodologias ativas, a flexibilidade, dentre outros.
- ItemAvaliando a aprendizagem e o ensino com pesquisa no ensino médio(2008) PORTILHO, Evelise Maria Labatut; ALMEIDA, Siderly do Carmo Dahle deKnowledge is a response for the human needs of finding a place in the world; therefore, it is inherent in humankind. This article intends to show that the researches elaborated by students must be done in an ethical and systematized way, in order to provide a significant building of learning, and also to propose an investigative attitude when dealing with the unknown and the restrictions imposed by nature and society. In this kind of activity the assessment takes into consideration the involvement, participation, knowledge creation, development, journey and quality in the educational process. This paper is based on a research on second grade students and teachers from one private High School and one public High School in the city of Curitiba. The results show that the survey is a viable educational activity in the school environment and that teachers have a great influence on the education of future university student researchers. It emphasizes that teachers should be aware of their role as educators and that they also have to encourage the teaching-learning process in school. Thus, teachers should not accept copied research papers from students, and the students must know that this practice will not increase their knowledge.
- ItemGestão do conhecimento na educação a distância: propondo competências para o nível operacional(2017) ALMEIDA, Siderly do Carmo Dahle de; SANTOS, Andreia Mileski ZulianiA modalidade a distância fez surgir uma nova gama de profissionais, que assumem papeis diversos. O presente artigo resulta de um estudo sobre as competências da tutoria e do gestor de tutoria em cursos de pós-graduação de uma Instituição de Ensino Superior.