Navegando por Autor "ALMEIDA, S. L. S. S. de"
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- ItemAprender ciências por meio de textos de divulgação científica estratégias contributivas para professores em formação sobre a construção de conceitos ambientais(2022) ALMEIDA, S. L. S. S. de; ARAÚJO, M. F. F. de; SILVA, N. C. daO objetivo desta pesquisa foi compreender de que forma a utilização de um texto científico pode contribuir para o entendimento de conceitos relacionados com a área ambiental no ensino de Biologia para estudantes do ensino médio. A pesquisa qualitativa, descritiva e participante ocorreu em uma escola estadual na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, em duas turmas,divididas em um grupo de intervenção e outro de observação participativa. Os resultados mostram que o grupo de intervenção apresentou maior quantidade de conceitos ecológicos básicos e inseridos em uma problemática ambiental, com mais propriedade e melhor fundamentação do que o testemunhado nas respostas do grupo de observação participativa, significando que houve maior construção de conhecimento. Assim, o uso de estratégias bem definidas de leitura e a participação direta do professor facilitarame incentivarama discussão do texto de divulgação científica nas aulas, possibilitando uma aprendizagem significativa, diversificada e dinâmica
- ItemAprender ciências por meio de textos de divulgação científica estratégias contributivas para professores em formação sobre a construção de conceitos ambientais(2022) ALMEIDA, S. L. S. S. de; ARAÚJO, M. F. F. de; SILVA, N. C. daO objetivo desta pesquisa foi compreender de que forma a utilização de um texto científico pode contribuir para o entendimento de conceitos relacionados com a área ambiental no ensino de Biologia para estudantes do ensino médio. A pesquisa qualitativa, descritiva e participante ocorreu em uma escola estadual na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, em duas turmas,divididas em um grupo de intervenção e outro de observação participativa. Os resultados mostram que o grupo de intervenção apresentou maior quantidade de conceitos ecológicos básicos e inseridos em uma problemática ambiental, com mais propriedade e melhor fundamentação do que o testemunhado nas respostas do grupo de observação participativa, significando que houve maior construção de conhecimento. Assim, o uso de estratégias bem definidas de leitura e a participação direta do professor facilitarame incentivarama discussão do texto de divulgação científica nas aulas, possibilitando uma aprendizagem significativa, diversificada e dinâmica