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Navegando por Autor "ALMEIDA, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de"

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    História da educação, espaços e tempos: trajetórias e repercussões de um diretório de pesquisa do Centro-Oeste
    (2021) ALMEIDA, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de; BALDINO, José Maria; BRESSANIN, César Evangelista Fernandes
    Ao longo deste artigo apresentaremos a trajetória e as ressonâncias do Diretório/Grupo de Pesquisa “Educação, História, Memória e Culturas em diferentes espaços sociais”, no período que abrange a sua criação até o ano de 2020. O texto foi construído levando em conta detalhes qualitativos e quantitativos que refletem a realidade do Diretório/Grupo de Pesquisa, consequentemente, da pesquisa em História da Educação no Centro-Oeste e no Brasil. O trabalho é uma manifestação de resistência e de esperança. Resistência que se faz em não se render jamais aos desânimos e cansaços provocados pela ganância e pelas posturas governamentais e institucionais intransigentes que deliberam desgoverno, desrespeito e destruição em relação à pesquisa acadêmica e científica no Brasil. Esperança que reativa o sonho, possibilita a militância e alimenta o compromisso de prosseguir e avançar na contribuição para os estudos e pesquisas na área da História da Educação.
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    Professora Maria Gil e as pedras do caminho: memória dos primórdios da cultura escolar em Cônego Marinho, MG
    (2022) BATISTA, Ramiro Esdras Carneiro; RIBEIRO, Betânia de Oliveira Laterza; ALMEIDA, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de
    A partir dos anos 1930, o governo se preocupou com a escolarização da população rural, então a maioria. Mas o ensino rural não cumpriu a contento as funções esperadas. Levou ao meio rural uma escolarização fundada no currículo para escola urbana incapaz de conter o êxodo campo–cidade na década de 1950. O campo não se esvaziou, e novas gerações demandaram educação mais condizente com sua vida em seu meio. Assim, uma educação do campo se impôs como política pública para instituir um modelo de educação à população do campo. Este artigo adentra esse terreno ao enfocar uma escola rural particular em sua transição para o sistema educacional público. O enfoque se sustenta na entrevista com a professora e administradora da “Escolinha rural”, no então distrito de Candeal, município de Cônego Marinho, MG. O estudo partiu desta questão: que tipo de escola era e como conduziu a escolarização? A indagação objetivou dialogar com memórias da vida rural e traços do que poderia ser chamado de cultura escolar comunitário-privada informal. A pesquisa recorreu à história oral como método-guia para produzir fontes mediante diálogos não estruturados; também se valeu de fontes documentais. Os resultados apontam que a “Escolinha rural” escapava ao modelo de escola rural dissipado pela escola do campo. Sua existência não dependia do Estado. Ainda assim, tal qual o ensino rural impôs à escola rural um currículo estranho às demandas do meio, a escolinha foi subsumida por um modelo de escola do campo cujo currículo lhe era estranho.

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ISSN 1518-6385

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