Navegando por Autor "ALMEIDA, L. A. A. de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemMovimento de incompletude/insurgência nas práticas curriculares dos professores do agreste pernambucano(2024) ALMEIDA, L. A. A. de; SILVA, J. C. M. da; SILVA, E. D. V. daEste artigo faz parte de uma pesquisa maior vinculada ao grupo de estudo “Discursos e Práticas Educacionais”. O objetivo geral é compreender a relação entre o movimento de incompletude das políticas curriculares e a insurgência das práticas curriculares dos professores do agreste pernambucano. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e de campo, tendo como participantes professores do ensino fundamental de escolas públicas do município de Caruaru e cidades circunvizinhas. Como procedimentos metodológicos, recorreu-seàobservação e entrevistas semiestruturadas, bem como utilizou-sea Teoria do Discurso (Laclau; Mouffe, 2015) como instrumental teórico--metodológico, por ser mediador indispensável para entender os discursos como parciais e contingentes. Os resultados apontam que há um movimento de diversas leituras e interpretações nas produções das políticas curriculares a partir das experiências vivenciadas pelos docentes no cotidiano da sala de aula