Navegando por Autor "ALMEIDA, Dóris Bittencourt"
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- Item“Quando eu estudava no Uruguai...”: a escola recordada por estudantes de um Grupo Escolar em Porto Alegre/RS (1948 – 1954)(2018) JACQUES, Alice Rigoni; ALMEIDA, Dóris Bittencourt; GRIMALDI, Lucas CostaThe article investigates memories of a school group, through the stories of students who, in the years 1948-1954, attended the school. The school was located in a peripheral region of Porto Alegre/RS, still kept traces, is also occupied by the black population of the city. Entered in the field of history of education, using the methodology of Oral history, research school culture looks past launches, with privileged documents renditions of liturgies and school practices, recalledfor five subject. Those memories indicate the existence of a school adapted in an old House, full of concepts of a time of consolidation of school groups, like public education institutions.
- ItemUma obra referência para professores rurais: escola primária rural(2011) ALMEIDA, Dóris BittencourtEste trabalho analisa a obra Escola Primária Rural, produzida pela professora e técnica rural Ruth Ivoty Torres da Silva, no início da década de 1950, no Rio Grande do Sul. Os textos do livro revelam representações que foram construídas sobre o mundo rural; representações acerca dos significados da escola, dos professores, dos alunos e das populações rurais, de um modo geral. O estudo em questão insere-se no campo de investigações da História da Educação, sendo esta uma componente fundamental da história das práticas culturais e do cotidiano social. A pesquisa identifica-se com os pressupostos teóricos da História Cultural, corrente historiográfica que pretende buscar alternativas à história de cunho tradicional. O trabalho também se inscreve no campo da história das práticas de leitura e escrita, tendo como referenciais as concepções da cultura escrita enquanto produção discursiva de um determinado tempo e lugar. Para além da apresentação dos temas abordados no livro, a investigação está especialmente interessada nos significados da difusão dos discursos divulgados pela obra, nos processos de subjetivação provocados pelos textos escritos e suas possíveis influências nos modos como os professores rurais pensavam, agiam e se expressavam nos espaços de construção de suas identidades. Entende-se que o livro Escola Primária Rural constitui-se em um documento significativo para a História da Educação, por abordar questões relevantes acerca da problemática do ensino nas regiões campesinas, relatar experiências de atividades rurais desenvolvidas em diferentes escolas e propor sugestões de atividades empíricas relacionadas ao trabalho pedagógico do professor
- ItemUma obra referência para professores rurais: escola primária rural(2011) ALMEIDA, Dóris BittencourtEste trabalho analisa a obra Escola Primária Rural, produzida pela professora e técnica rural Ruth Ivoty Torres da Silva, no início da década de 1950, no Rio Grande do Sul. Os textos do livro revelam representações que foram construídas sobre o mundo rural; representações acerca dos significados da escola, dos professores, dos alunos e das populações rurais, de um modo geral. O estudo em questão insere-se no campo de investigações da História da Educação, sendo esta uma componente fundamental da história das práticas culturais e do cotidiano social. A pesquisa identifica-se com os pressupostos teóricos da História Cultural, corrente historiográfica que pretende buscar alternativas à história de cunho tradicional. O trabalho também se inscreve no campo da história das práticas de leitura e escrita, tendo como referenciais as concepções da cultura escrita enquanto produção discursiva de um determinado tempo e lugar. Para além da apresentação dos temas abordados no livro, a investigação está especialmente interessada nos significados da difusão dos discursos divulgados pela obra, nos processos de subjetivação provocados pelos textos escritos e suas possíveis influências nos modos como os professores rurais pensavam, agiam e se expressavam nos espaços de construção de suas identidades. Entende-se que o livro Escola Primária Rural constitui-se em um documento significativo para a História da Educação, por abordar questões relevantes acerca da problemática do ensino nas regiões campesinas, relatar experiências de atividades rurais desenvolvidas em diferentes escolas e propor sugestões de atividades empíricas relacionadas ao trabalho pedagógico do professor.