Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "ALMEIDA, Cristiane de"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Formação de professores: desafio da pesquisa como prática pedagógica
    (2020) ALMEIDA, Cristiane de; BOFF, Eva Teresinha de Oliveira; LOPES, Anemari Roesler Luersen Vieira
    O objetivo deste artigo foi analisar um processo interativo de formação de professores desenvolvido em uma escola de Educação Básica do Estado do Rio Grande do Sul (RS), permeado pela pesquisa. Constituiu-se um grupo de estudos com professoras da área de Ciências da Natureza, que planejaram e desenvolveram aulas para três turmas do Segundo Ano do Ensino Médio, com foco na proposta de (re)organização curricular denominada Situação de Estudo (SE), que tem como aporte teórico o referencial histórico-cultural, com sua base principal em Vigotski. Investigou-se, neste processo, as possibilidades de articulação dos conteúdos escolares com temáticas consideradas relevantes socialmente. Da análise dos dados emergiram três categorias: Pesquisa como princípio pedagógico; Pesquisa como princípio educativo; e Articulação dos conteúdos escolares com as pesquisas dos estudantes. Os dados produzidos trouxeram indícios de que o processo interativo contribuiu na construção de aprendizagens dos estudantes e das professoras, uma vez que, ao modificarem sua prática pedagógica para melhor orientar os discentes em suas pesquisas, também fizeram investigação, considerando a pesquisa como princípio pedagógico e educativo.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão