Navegando por Autor "ALBUQUERQUE, Pascoal Diogo"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAs inspeções/avaliações externas de escolas: efeitos nas instituições escolares descritos em artigos publicados desde 2016(2022) ALBUQUERQUE, Pascoal Diogo; FERREIRA,António Gomes; BARREIRA,Carlos Manuel FolgadoEste artigo tem por objetivo realizar uma revisão sistemática sobre os efeitos das inspeções escolares/avaliações externas de escola nas escolas, apresentados nos resultados divulgados por artigos de acesso aberto, publicados em revistas científicas, presentes nas bases de dados Web of Science e Scopus, desde 2016 até o momento (14/08/2021). Efetuaram-sepesquisas por palavras-chave, realizaram-seleituras dos títulos, resumos, palavras-chave e textos integrais e utilizou-se softwarede apoio. De 914 artigos iniciais, consideraram-se relevantes 14 artigos. As evidências de ocorrência de efeitos não desejados são aquelas que estão mais presentes. A realização de estudos longitudinais, envolvendo várias escolas, com utilização de grupos de controlo1, aumentará o conhecimento da ocorrência dos efeitos.
- ItemAs inspeções/avaliações externas de escolas: efeitos nas instituições escolares descritos em artigos publicados desde 2016(2022) ALBUQUERQUE, Pascoal Diogo; FERREIRA,António Gomes; BARREIRA,Carlos Manuel FolgadoEste artigo tem por objetivo realizar uma revisão sistemática sobre os efeitos das inspeções escolares/avaliações externas de escola nas escolas, apresentados nos resultados divulgados por artigos de acesso aberto, publicados em revistas científicas, presentes nas bases de dados Web of Science e Scopus, desde 2016 até o momento (14/08/2021). Efetuaram-sepesquisas por palavras-chave, realizaram-seleituras dos títulos, resumos, palavras-chave e textos integrais e utilizou-se softwarede apoio. De 914 artigos iniciais, consideraram-se relevantes 14 artigos. As evidências de ocorrência de efeitos não desejados são aquelas que estão mais presentes. A realização de estudos longitudinais, envolvendo várias escolas, com utilização de grupos de controlo1, aumentará o conhecimento da ocorrência dos efeitos.