Navegando por Autor "ALBANO, Idio Vilar"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemPensamento algébrico na aprendizagem de equações do 1º grau(2021) HILÁRIO, Constantino; SABE, Elias Manensa; ALBANO, Idio Vilar; MPASSOS, Marinez MeneghelloNesta pesquisa, adotamos uma abordagem qualitativa e a mesma classifica-se em descritiva. O objetivo do estudo foi caracterizaro nível de desenvolvimento do Pensamento Algébrico de alunos de uma turma da 8aclasse, na resolução de situações-problema relativas a Equações do 1º grau. Participaram na pesquisa 28 alunos de uma Escola Secundária da Autarquia de Montepuez, da província de Cabo Delgado, em Moçambique. Os dados foram recolhidos por meio de um questionário, cujas informações foram organizadas e analisadas segundo os procedimentos da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977). Os resultados revelaram o domínio de atividades algébricas referentes aos níveis de desenvolvimento do Pensamento AlgébricoIncipiente e o Pensamento Algébrico Intermediário, em que24alunos mobilizaram o nível incipiente e 4 alunos o nível intermediário. Estes resultados mostram que os alunos estão num processo de transição doPensamentoaritmético para o Algébrico e as habilidades desenvolvidas por eles revelam que estão na fase de se familiarizarem com problemas algébricos e suas operações. Assim, concluímos que as habilidades destes alunos em função do seu nível de instrução distanciam-se dos objetivos traçados no Programade Matemática da 8ª classe do Sistema Nacional de Educação de Moçambique.