Navegando por Autor "AGUDO, Marcela de Moraes"
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- ItemO Curso de pedagogia, sua constituição e os desafios para pensar sua identidade profissional(2020) AGUDO, Marcela de MoraesBuscamos compreender a formação do pedagogo englobando aspectos que constituem conflitos. Para isso, foi importante entender a constituição da formação do pedagogo, suas polêmicas, seus diferentes posicionamentos e problemáticas, além dos desafios que influenciam o necessário aprofundamento dos conteúdos nesse processo. Concluímos que é necessário recuperar o debate que visa a formação do profissional pedagogo de maneira aprofundada em relação à competência técnica e ao compromisso político considerando a identidade de classe daqueles que estão na escola pública, sendo fundamental formar o pedagogo frente aos desafios da realidade material da vida do trabalhador da educação nesta sociedade.
- ItemO histórico da escola pública moderna, sua configuração contemporânea e função social(2018) CRUZ, Lilian Giacomini; AGUDO, Marcela de MoraesA educação pública não é uma invenção dos tempos modernos, mas a escola tal como a concebemos hoje – universal, laica, gratuita e obrigatória – é uma instituição recente, tendo seus princípios discutidos e/ou redefinidos inicialmente durante o período da Revolução Francesa, consolidando-se posteriormente, no final do século XIX e início do século XX, quando alguns países reorganizaram e implantaram seus sistemas nacionais de educação. A partir da noção histórica do desenvolvimento e da constituição da escola pública que temos atualmente, refletimos sobre a concepção de escola pública que compreendemos, ou seja, entendendo o significado do “público” que caracteriza a escola como tal e de que modo se desenvolveu historicamente. A escola, tal qual a conhecemos, é resultado de um acerto de contas: com o poder absolutista do Estado; com a ideologia dominante centrada na visão metafísica do mundo; e, finalmente, com a concepção da desigualdade humana como algo determinado pela natureza. Mesmo que, em diversos momentos, movimentos de resistência tenham reivindicado e reivindiquem o desenvolvimento de uma escola pública popular de fato, este enfrentamento ainda se faz necessário para a constituição de uma escola pública, laica, gratuita, de qualidade socialmente referenciada e desinteressada. Destacamos, a partir de Gramsci, a importância de um movimento intelectual e popular que difunda novas concepções de mundo capazes de desenvolver a consciência civil da população e de produzir novos comportamentos para que ela não se submeta à direção do Estado capitalista.