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Navegando por Autor "ADRIÃO, Theresa Maria de Freitas"

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    Comparação entre os sistemas de gestão privados adotados pelos municípios de São José dos Campos e Cosmorama
    (2010) SILVA, Inajara Iana da; PINHEIRO, Denise; ADRIÃO, Theresa Maria de Freitas
    Este artigo é resultado da pesquisa Estratégias municipais para a oferta da educação básica: análise da parceria público-privado no Estado de São Paulo, elaborada no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (Greppe). A pesquisa anteriormente citada é ligada ao projeto interinstitucional, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir os sistemas de gestão adotados por dois municípios paulistas, Cosmorama e São José dos Campos. Para a realização da pesquisa foram levantados, selecionados e analisados dados de matrículas disponibilizados em banco de dados do Greppe e sites governamentais. A realização da pesquisa considerou a importância das peculiaridades locais, as relações de força manifestas nas ações e reações promovidas pelos segmentos sociais envolvidos e as especificidades presentes na materialização de políticas governamentais. Optou-se por entrevistas do tipo semiestruturado, a partir de roteiros orientadores. Foram realizadas entrevistas com os atores envolvidos no processo de implantação das parcerias para assessoria de gestão nos dois municípios.
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    Mapeamento de sistemas privados de ensino-SPE em municípios mato-grossenses, 2015-2019
    (2022) ADRIÃO, Theresa Maria de Freitas; ARRUDA, Cristiane Santana de
    Este artigo analisa dados relacionados aomapeamento sobre a adoção de Sistemas Privados de Ensino -SPE do estado de Mato Grosso, para os anos de 2015-2019. Dialoga com pesquisas anteriores sobre o tema, principalmente Adrião et al(2009). Tem-se como pressuposto as reflexões de (ADRIÃO, 2018), de que a adoção de SPEs é uma forma de privatização do currículo. As informações derivam de pesquisa exploratória realizada em sites governamentais do conjunto dos municípios mato-grossenses. Identifica-se que, noperíodo, 14,18% desses municípios adquiriam SPE para a educação básica em Mato Grosso, com a predominância do Grupo Positivo Ltda e com maior concentração na região intermediária de Sinop.

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ISSN 1518-6385

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