Navegando por Autor "ABREU, Claudia Barcelos de Moura"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCurrículos de referência para o ensino médio integrado no IFSP(2022) SOARES, Marta Senghi; ABREU, Claudia Barcelos de MouraOartigo apresenta elementos da construção dos currículos de referência para os cursos de ensino médio integrado àeducação profissional do Instituto Federal de Educação de São Paulo como processo importante e crivado por disputas entre diferentes concepções de educação e de sociedade.Procuramos demonstrar, por meio de análise documental, manifestação da comunidade acadêmica e pesquisa bibliográfica, que a discussão sobre os currículos aconteceu em paralelo –e por vezes atravessada –pela reforma do ensino médio.Oatual momento exige clareza sobre os efeitos deletérios que a reforma do Ensino médio representa para a classe trabalhadora, tornandonecessário reafirmara educação como direito social e a defesa do ensino médio integrado na perspectiva daemancipaçãohumana.
- ItemReflexão ou inflexão? A formação de professores no brasil (2000-2010)(2017) MARQUES, Hellen Jaqueline; ABREU, Claudia Barcelos de MouraO objetivo da pesquisa é apontar o impacto da formação prática reflexiva na produção de conhecimentos da área de formação de professores, a partir dos trabalhos apresentados e publicados pela Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação (ANPED) no Grupo de Trabalho (GT) Formação de Professores, nos anos 2000 a 2010. Os resultados permitiram-nos perceber na produção de conhecimentos em educação/formação de professores no País uma ampla representação das proposições para a prática-reflexiva, definida pelo autor Donald Schön. Os textos indicam certas premissas fundamentais para o direcionamento das políticas educacionais, currículos e cursos de formação, baseadas nas críticas à ciência e à transmissão de conhecimentos científicos em favor da formação pela pesquisa da prática cotidiana e troca de experiências através da reflexão.