Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "ABRAMOWICZ, Anete"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Estudos de bebês: linhas e perspectivas de um campo em construção
    (2018) TEBET, Gabriela de Campos; ABRAMOWICZ, Anete
    This article proposes to integrate and contribute to compose the epistemological and methodological field denominated " Baby Studies " in the social and human sciences. From bibliographical research, contributions of History, Medicine, Psychology and Psychoanalysis, Anthropology, Sociology, Pedagogy, Philosophy and Geography were identified for the field under construction. It is argued that the idea of the child, understood as a conceptual figure that supports the studies of childhood, does not include babies. The results of research indicate productions and debates that can contribute to forming a territory in which babies are present and central. From the lines drawn and from an approach with a poststructural perspective, a proposal of epistemological understanding of the figure Baby is presented. It is pointed out, aspromising approaches for Baby Studies, methodological perspectives under construction, based on cartography and on route maps , in so far as it could allow researchers to follow the miniscule, even minimums, gestures and events that compose lives of babies, contributing to a better understanding of babies from their perspective.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O racismo na infância e a infância do racismo: vida e rastros de uma criança negra
    (2022) FERREIRA, Emerson Benedito; ABRAMOWICZ, Anete
    Este artigo, com base em uma metodologia arqueogenealógica, teve como objetivo resgatar e cartografar fragmentos de vida de uma criança negra em um documento judicial alocado no Museu Histórico Simonense no ano de 1861 e, sequencialmente, entender esse documento, seus discursos e posições, decifrando como funcionava a maquinaria jurídica em seu mais expressivo conceito de poder-saber e quais olhares e tratativas o poderio local lançava para administrar vidas e corpos. O trabalho procurou entender também como, naquele contexto oitocentista, “cor” e “raça” influenciavam os deslindes processuais. Concluiu-se, com o trabalho, que em meados do século XIX nascia uma nova ideia de criança. Esse modelo de criança, idealizado naquele momento pela medicina higienista, serviria somente à criança branca, católica, de posses. Ele não ampararia a criança negra. Não se tratava somente de um tipo de racismo já existente, mas, sim, de um tipo novo de racismo que nascia junto com a própria ideia de criança. Era a infância desse tipo de racismo no Brasil. E esse racismo teria consequências nos processos judiciais em que figuravam crianças negras. Ele geraria uma justiça seletiva, com decisões judiciais afetadas pela questão racial.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão