Reforma do Ensino Médio, BNCC, BNC-Formação e as alterações promovidas na formação e no trabalho docente

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Título do Períodico
Horizontes
ISSN
2317-109X
Página(s)/e-location
e023130
Idioma(s)
pt
Fonte
Itatiba
42
1
Fonte
Coleções
Resumo
O texto objetiva refletir acerca das alterações curriculares promovidas pela reforma do Ensino Médio, implementação da BNCC e da BNC-Formação e suas repercussões na formação no trabalho docente. Para tanto se questiona: quais são as alterações promovidas pela reforma do Ensino Médio, implementação da BNCC e BNC-Formação na formação e no trabalho docente? Desenvolvido com base em pesquisa bibliográfica e documental, indica como resultados que a BNCC é uma normativa central e articuladora da formação. Como conclusão, destaca o alinhamento da formação ao mercado, reiterando características formativas como flexibilidade, empreendedorismo, proatividade e pragmatismo.

The text addresses the curricular changes promoted by the High School reform, implementation of the BNCC and BNC-Formation, as well as teaching work. The objective is to reflect on the changes promoted in training and teaching work by the reform of Secondary Education, BNCC and BNC-Formation. Question: What are the changes promoted by the High School reform, implementation of the BNCC and BNC-Formation in training and teaching work? Based on bibliographical and documentary research, the results indicate that the BNCC is a central normative and articulator of training. In conclusion, it highlights the alignment of formation with the market, reiterating formation characteristics such as flexibility, entrepreneurship, proactivity and pragmatism.
Descrição
Palavras-chave
Ensino médio, BNCC, BNC-Formação, Trabalho docente, High School, BNCC, BNC-Formation, Teaching work
Citação
SANTOS. Ingrid David dos; CZERNISZ, Eliane Cleide da Silva; SANTOS, Silvia Alves dos. Reforma do Ensino Médio, BNCC, BNC-Formação e as alterações promovidas na formação e no trabalho docente. Horizontes, p. e023130. 2024. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1875. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1875. Acesso em: 2025-06-24