Navegando por Autor "DURLI, Zenilde"
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- ItemAmbiente e espaço na educação infantil: concepção nos documentos oficiais(2012) DURLI, Zenilde; BRASIL, Marizete Rossana AparecidaO trabalho apresenta estudo sobre a questão do espaço pedagógico na educação infantil. A análise incide sobre os Subsídios para Credenciamento e Funcionamento de Instituições de Educação Infantil – volume II de 1998, os Referenciais Curriculares para a Educação Infantil de 1998 e os Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Instituições de Educação Infantil de 2006 que compõe o corpus documental da investigação. Busca compreender, por meio da análise de conteúdo, a concepção de espaço e ambiente nessas publicações oficiais dedicadas à educação infantil. Os resultados da pesquisa evidenciam que nos documentos oficiais os conceitos de espaço e ambiente são tratados como sinônimos, contrariando as produções teóricas sobre a temática e dificultando o entendimento por parte do professor sobre as especificidades de cada um deles e suas implicações no trabalho pedagógico desenvolvido nas instituições de educação infantil.
- ItemEnsino fundamental de nove anos: aspectos legais e didático-pedagógicos1(2009) SCHNEIDER, Marilda Pasqual; DURLI, ZenildeO texto trata da ampliação do ensino obrigatório para nove anos de duração, conforme regulamentado pela Lei Federal, exarada pelo Presidente da República, em seis de fevereiro de 2006. Primeiramente, apresenta-se o contexto histórico, no qual a promulgação da referida Lei esteve inserida. Em um segundo momento, analisam-se os documentos exarados pelo MEC no sentido de orientar o processo de implantação do Ensino Fundamental de Nove Anos e discutem-se posicionamentos de educadores e pesquisadores sobre o tema. Por fim, apontam-se os principais desafios a ser enfrentados pelos sistemas de ensino e pelas escolas de educação básica no sentido de construir coerentemente uma proposta que possa, de fato, promover a melhoria da qualidade educacional brasileira.
- ItemLicenciaturas em Santa Catarina: o contexto atual(2009) SCHEIBE, Leda; DELIZOICOV, Nadir Castilho; DURLI, ZenildeNeste trabalho apresentam-se resultados de investigação que teve como objeto de estudo a caracterização da disponibilidade de cursos de licenciatura no estado de Santa Catarina. Considerou-se a demanda de formação de profissionais para a docência no ensino médio regular. As informações necessárias foram obtidas no banco de dados on-line, alocado no sítio do Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Tomando como base o ano de 2006, são apresentados dados sobre Santa Catarina como um todo e por mesorregiões, bem como por Instituições de Ensino Superior (IES), por área de conhecimento e por modalidade. Os resultados demonstram a existência de 149 cursos de licenciatura em todo o território catarinense, distribuídos por 21 diferentes IES. O maior número de cursos é o de Letras, 34; em segundo lugar, figuram os cursos de Matemática, 19; em terceiro lugar, os de Educação Física, 17. A formação de professores em Santa Catarina ocorre, na sua maioria, em instituições universitárias nas quais a modalidade presencial é a mais praticada. Quanto aos cursos de licenciatura relacionados às Ciências Naturais, há uma deficiência acentuada, de forma semelhante à demanda evidenciada em relatório do Conselho Nacional de Educação. Recomenda-se a ampliação da formação inicial, particularmente para as disciplinas de Física, Química e Biologia, assim como a viabilização de uma efetiva formação continuada.
- ItemPolíticas curriculares em Santa Catarina: exercício coletivo e alcances de um observatório de pesquisa(2019) THIESEN, Juares Silva; CERNY, Rosely Zen; DURLI, ZenildeO artigo resulta de pesquisa em desenvolvimento no âmbito do Observatório de Políticas Curriculares de Santa Catarina (OPCSC), vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina. E tem por objetivo analisar aspectos relativos ao processo e ao alcance do exercício coletivo de pesquisa-formação a partir da trajetória do Observatório. Com base na abordagem qualitativa, orientou-se pela observação participante nos encontros dos pesquisadores e na análise dos documentos/textos produzidos no âmbito da pesquisa coletiva. No conjunto, as evidências em termos de resultados, demonstram o exitoso exercício da pesquisa-formação e a potência da investigação coletiva envolvendo os objetos de interesse do Observatório no campo dos estudos curriculares.
- ItemPolíticas curriculares em Santa Catarina: exercício coletivo e alcances de um observatório de pesquisa(2019) THIESEN, Juares Silva; CERNY, Rosely Zen; DURLI, ZenildeO artigo resulta de pesquisa em desenvolvimento no âmbito do Observatório de Políticas Curriculares de Santa Catarina (OPCSC), vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina. E tem por objetivo analisar aspectos relativos ao processo e ao alcance do exercício coletivo de pesquisa-formação a partir da trajetória do Observatório. Com base na abordagem qualitativa, orientou-se pela observação participante nos encontros dos pesquisadores e na análise dos documentos/textos produzidos no âmbito da pesquisa coletiva. No conjunto, as evidências em termos de resultados, demonstram o exitoso exercício da pesquisa-formação e a potência da investigação coletiva envolvendo os objetos de interesse do Observatório no campo dos estudos curriculares.