Navegando por Autor "BOSCARIOLI, Clodis"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA educação do/no campo na Base Nacional Comum Curricular e na reforma do novo ensino médio: desafios para o ensino de matemática(2023) NAHIRNE, Ana Paula; BOSCARIOLI, ClodisTendo em vista que as reformas propostas para a Educação nos últimos anos vêm gerando diversas discussões e críticas sobre as formas como são apresentadas e aprovadas, este artigo busca analisar se a proposta pedagógica curricular de Educação do Campo,em seus princípios políticos e pedagógicos,está contemplada na Base Nacional Comum Curricular e na Reforma do Ensino Médio. Recorremos a esses documentos e à literaturapara a verificação dos dados sobre a abordagem da Educação do Campo nos dois documentos normativos. Os dois documentos que compõem o Novo Ensino Médio se caracterizam como normativas para a elaboração dos currículos escolaresno país, porém,não elucidam indicativos de peculiaridades, diversidade e acesso ao conhecimento para a Educação do/noCampo, na busca pela construção democrática de um currículo escolar voltado às práticas pedagógicas dos estudantes das escolas do campo, decorrendo dessa análise algumas considerações sobre o processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricularno quecompete ao ensino deMatemática no Brasil.
- ItemReflexiones sobre la actuación del traductor e intérprete de libras en las clases de matemática en contexto escolar inclusivo(2020) MORÁS, Nadjanara Ana Basso; LANGWINSKI, Luani Griggio; BOSCARIOLI, ClodisIn Brazil, the school inclusion of deaf students has been a subject of discussion since 1990, and the barriers faced range from the structuring of the school to the way which the classes are prepared, also through mediation by the Translator e Interpreter of Libras (TILS). This paper discusses the difficulties encountered by this professional in mathematics classes in this inclusive school context, evidencing that schools, even with the presence of the interpreter, are built on methodologies that are almost totally focused on the listening students, which carries with it some relevant considerations about the role of TILS in the transmission of knowledge, highlighting the lack of initial and continuing training for this professional, as well as presenting reflections and questions for future research in the field of inclusive mathematics education for deaf students.
- ItemUso da simulação realística de alta fidelidade no ensino em fisioterapia: um ensaio clínico randomizado(2022) TAGLIETTI, Marcelo; ZILLY, Adriana; BOSCARIOLI, ClodisA simulação realística de alta fidelidade (SRAF) desempenha um papel importante na educação das profissões na área da saúde. Na Fisioterapia essas atividades têm sido acrescidas nos currículos de Fisioterapia nos Estados Unidos e na Europa, todavia, seu uso no Brasil ainda é incipiente. O objetivo foi comparar a efetividade da simulação realística de alta fidelidade ao modelo tradicional no ensino de Fisioterapia. Tratou-se de ensaio clínico randomizado envolvendo grupo experimental que recebeu uma aula de duas horas com o emprego da simulação realística de alta fidelidade com um paciente adulto de terapia intensiva versus grupo controle que recebeu aula expositiva-dialogada no modelo tradicional. Os desfechos avaliados foram o desempenho acadêmico e a satisfação dos acadêmicos avaliados por pré-teste e pós-teste. Foram investigados 66 indivíduos pela elegibilidade e todos foram aleatoriamente alocados em grupo intervenção GI (n=33) e grupo controle GC (n=28). Cinco indivíduos desistiram da intervenção controle. Alto grau de satisfação foi encontrado após o uso da SRAF com pontuação média de 19,6±0,9 (98%). Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas intra ou entre os grupos para o desfecho de desempenho acadêmico p≥0,05. A SRAF foi bem recebida pelos alunos gerando um alto grau de satisfação pelo seu emprego e não houve diferenças estatisticamente significativas quando comparada às metodologias de ensino para o desfecho de desempenho acadêmico